10 definições de propósito que vão te ajudar a encontrar o seu

Milhares de pessoas buscam por mudanças em suas vidas profissionais e pessoais. Têm sido temas frequentes de discussões o desejo de “viver com mais significado”, de “estar em uma posição diferente”, de “ser mais reconhecido”, de “equilibrar mais a vida pessoal e profissional”, de “ganhar mais”, de “impactar positivamente o outro”. Ou seja, encontrar novas definições de propósito.

Uma recente pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) de abril de 2015 aponta que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o seu trabalho atual. A falta de reconhecimento é a principal causa das insatisfações, representando 89% do descontentamento das pessoas.

Por que tantas pessoas sentem que não são reconhecidas? Será que os critérios das avaliações não são bem definidos? Será que as pessoas trabalham apenas pelo salário no final do mês? Será que as pessoas criam cenários e ambientes de trabalhos irreais? Qual o tipo de reconhecimento que as pessoas buscam? Dinheiro ou satisfação? Ambos? Propósito?

Acho que o segredo está no propósito. Acredito verdadeiramente que, a partir do momento que o seu trabalho estiver alinhado com o seu propósito, o fator reconhecimento será consequência natural e a sua satisfação certamente aumentará.

Novas definições de propósito reduzem insatisfação

Trabalhar de forma alinhada com o propósito é uma opção muito interessante para minimizarmos a insatisfação. Deveria ser para todos, mas não é. Nem todos tem a coragem, vontade de mudar, de buscar mais. Trabalhar com propósito exige mais do que apenas receber o contracheque no final do mês.

Muitos acreditam estar bem, querem apenas seu salário no final do mês. E qual o problema? Nenhum. Cada um está exatamente onde deveria estar. Se você quer apenas receber seu salário no final do mês, com muito respeito, pode parar de ler o texto por aqui. Obrigada.

Agora, se você busca ter uma vida com mais significado, ser mais reconhecido e trabalhar com mais propósito, vou compartilhar algumas definições para que você passe a se conscientizar e compreender melhor o que o mercado e as pessoas tem dito sobre esta pequena, porém muito poderosa palavra.

Conheça 10 definições de propósito para você escolher a sua e encontrar ainda mais significado no que você faz:

#01 – A melhor definição, que vi recentemente foi de Pedro Santi, o qual diz “Tens insônia? Vá ser guarda noturno!”. Simples, assim.

#02 – Um trabalho com propósito é compreender o que você tem de melhor para oferecer e o que o mundo precisa comprar de você (oferta e demanda alinhada).

#03 – Um trabalho com propósito é perceber o que faz sentido para mim e o que eu quero deixar como legado para o mundo.

#04 – Um trabalho com propósito é quando você compreende que além de trabalhar e ser remunerado, você também consegue impactar positivamente a sociedade.

#05 – Um trabalho com propósito é aquele que transforma você em uma pessoa melhor, muda a sua vida e consequentemente muda o seu mundo.

#06 – Um trabalho com propósito é aquele que faz você sorrir, que te permite estar alinhado com a sua missão, valores, com suas habilidades, competências e valores todos os dias.

#07 – Um trabalho com propósito é fazer aquilo que os outros reconhecem em você como sendo nato, só seu.

#08 – Um trabalho com propósito faz você sonhar, acreditar, se emocionar e entender que ali está a sua essência. Não é um simples trabalho, é amor.

#09 – Trabalhar com propósito é se colocar no papel de líder de sua história e não agir como vítima.

#10 – Trabalhar com propósito é acreditar que você é capaz de ajudar o outro a resolver o problema dele.

Descubra o seu propósito

Compreender o que é propósito é o primeiro passo para você se permitir a acreditar que é seu dever acordar todos os dias para transformar o seu mundo e ter muito mais satisfação. Siga as novas definições de propósito para encontrar o seu.

Trabalhar com propósito, como todos os trabalhos, exige planejamento estratégico, posicionamento do seu business, compreensão do cenário competitivo, desenvolvimento do seu plano de negócio, da sua imagem, da sua marca.

Trabalhar com propósito não é hobbie, afinal precisa gerar não apenas retorno financeiro, como também satisfação. É ser profissional, verdadeiro e transparente.

Trabalhar com propósito é possível e incrivelmente satisfatório.

E para você, o que é um trabalho com propósito? Você conhece pessoas que tem seu propósito claramente definido no seu business? Deixe seu recado e mensagem para mim.

Tenha uma ótima semana, faça a sua parte, porque aqui no TGI Today, 1:1=milhões.


Treinamento gratuito para iniciar sua transição de carreira! Acesse agora!

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today