Trabalho com significado: os 5 pilares segundo o MIT

Estamos passando por um momento de transição no mundo, uma fase de questionamentos. Mas, ao mesmo tempo, de evolução da consciência de cada indivíduo quando o assunto é trabalho com significado.

Como eu sempre procuro estar por dentro das pesquisas e relatórios sobre o assunto, esse conteúdo disponibilizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) (em inglês) me chamou muito a atenção.

Ele foi resultado de entrevistas com 135 pessoas, que atuavam em diferentes carreiras e profissões, sobre o que era satisfação na carreira e trabalho com propósito.

A principal questão pesquisada foi: quais os fatores que criam ou destroem o senso de propósito na carreira para um trabalho com significado?

E os resultados, não surpreendentemente, estavam relacionados a sentir motivação, ter um bom workspace e sentir que seu desenvolvimento está sendo estimulado.

Ainda de acordo com o MIT:

— O significado no trabalho tende a ser algo que funcionários descobrem por si mesmos. Não pode ser implantado, é uma jornada de auto realização e compreensão do que o trabalho está conectado com o propósito individual e o impacto que se causa com aquilo que é desenvolvido.

— A falta de motivação para um trabalho com propósito é, com frequência, um resultado de como os funcionários são tratados e da desconexão dos seus valores pessoais com o ambiente organizacional ou com atitudes da liderança.

— O grande desafio para os novos líderes é criar um ambiente propício ao desenvolvimento de um trabalho com significado, aliando interesses individuais e coletivos, ou seja, respeitar necessidades e desejos dos indivíduos e comunicar uma visão de futuro e do propósito corporativo!

Quando paro e penso nessas três coisas que destaquei, não consigo deixar de lado a certeza cada vez maior de que a satisfação no trabalho vai além do espaço físico onde é executado.

Ele transcende as próprias tarefas executadas. Isso porque está relacionado às necessidades da sua vida pessoal e não só à profissional


Leia mais

Satisfação no trabalho: descubra como encontrar a sua

⇒ 20 dificuldades e oportunidades em trabalhar com propósito


Os 5 pilares de um trabalho com significado, segundo o MIT

Não ser infeliz no trabalho só é possível a partir do momento em que os indivíduos percebem uma conexão autêntica entre o que executam e um propósito de vida mais amplo do que eles mesmos.

Como eu sei que você, assim como eu, gosta quando as coisas são objetivas, práticas e podem ser aplicadas no dia a dia, não podia faltar uma lista nesse post, com os 5 principais pilares de um trabalho com significado para o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Você pode conferi-los neste vídeo aqui! Mas se não puder assisti-lo agora, leia um breve resumo de cada um abaixo e não deixe de salvá-lo para assistir depois.

Você pode – e deve – revisitar essa lista sempre que sentir que aquilo que você está fazendo não está de acordo com esses pilares. E é nessa hora que você sentirá se precisa ou não de uma mudança!

Os 5 pilares para um trabalho com significado

1) Transcendência do eu. Quando você vê que o seu trabalho tem impacto no outro, no grupo ou na comunidade. Você percebe que aquilo que você faz vai muito além de si mesmo e tem impacto positivo na vida de outras pessoas.

2) Plenitude. Esse é um momento mais reflexivo. É o nosso estado mais frequente, na maior parte do tempo não temos picos de alegria ou tristeza. Ficamos plenos e sentimos que fazemos a diferença na vida de alguém.

3) Experiências incríveis. São aqueles momentos épicos, nos quais tudo faz sentido. Você deve saber aproveitá-los, mas sempre com a maturidade emocional para entender que eles não duram para sempre.

4) Retrospectiva. Quando você é capaz de falar e se permite entender tudo aquilo que já realizou sua na vida profissional de maneira estruturada, com gratidão e não mágoa ou nostalgia.

5) Pessoal. Quando aquilo que você faz está relacionado a suas experiências pessoais. Neste ponto, você entende que tudo na sua vida está integrado! O seu trabalho impacta a sua vida. A partir dessa reflexão, você se percebe crescendo, aprendendo e se sente pertencendo.


E aí, gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today