Aprender com os erros e seguir firme em outras empreitadas

Qual o risco do seu projeto dar errado? Qual o risco de você ser demitido? Qual o risco daquele trabalho não sair exatamente do jeito que você idealizou? Enorme, gigante, grande. Por isso que é importante que você saiba aprender com os erros.

Realmente, existe risco em tudo que fazemos. E o pior é que existe o risco de falharmos e de repente tudo ir por água abaixo mais rápido do que imaginávamos. Pior ainda, é possível que o “dar tudo errado” possa acontecer várias vezes em sua vida.

Você sabia que quase metade das empresas fecha em três anos? De cada 100 empresas brasileiras, 48 fecham após três anos de atividade, segundo o IBGE. O principal motivo é a falta de planejamento e conhecimento do mercado de atuação. As pessoas simplesmente agem, falham e se deprimem. Por isso aprender com os erros é fundamental para ser bem sucedido

Muito provavelmente você já começou projetos uma, duas, várias, muitas vezes na sua vida e parou. Eu sei que você luta contra isso. A gente morre de medo de falhar. É mais comum desistirmos a enfrentar o medo de falhar. Mas melhor tentar, falhar e aprender com o erros do que arrepender-se de nunca tê-lo feito.

A diferença entre um homem de sucesso e outro orientado pelo fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto que o outro está procurando aprender com os erros que cometeu” — Confúcio (pensador e filósofo chinês)

E, para que você possa aprender com os erros, o primeiro passo é trabalharmos nossas expectativas e o nosso nível de exigência, como uma tentativa de que nossa própria cobrança não nos bloqueie.

A partir de hoje utilizaremos um novo modelo mental para aprender com os erros

Redirecionaremos o nosso nível de exigência, transformando-o em preferência.

E vamos à prática. A partir de hoje – afinal hoje é e será sempre o grande dia – ao invés de dizer: Isto tem que dar certo, tem que ser perfeito, tem que ser do jeito que planejei; vamos passar a pensar: Eu prefiro que dê certo, eu prefiro que seja perfeito, eu prefiro que seja do jeito que planejei.

E, se tudo der errado? Não se preocupe, isto não é o fim do mundo. Você sempre pode aprender com seus erros. Ninguém morre com isso e, definitivamente, não é uma tragédia. É apenas um inconveniente. Acredite nisto, ajudará você a superar mais rapidamente.

Se necessário, mentalize e repita várias vezes: A realidade é como ela é e não como eu gostaria que fosse. O universo não foi construído para que eu, de todas as outras pessoas, tenha uma vida mais fácil do que os outros. Aos poucos, você resgatará a confiança de seguir adiante.

Recomece com foco, planejamento e propósito. Tenho certeza de que, quanto mais praticar seu trabalho de inteligência emocional, mais você estará fortalecido para a próxima empreitada!


Leia mais

⇒ Continuar ou desistir: o final da sua história quem decide é você

⇒ 5 dicas para você superar o medo do fracasso a partir de hoje

⇒ 10 erros básicos de estratégia e planejamento que empreendedores cometem


Para a Sandra, esse recomeço veio com a ajuda do Business Academy, o programa de 8 semanas do TGI Today que a ajudou a ter mais clareza e foco do que queria fazer, dando as ferramentas necessárias para isso! Assista ao vídeo e conheça mais sobre a história dela!

Aproveita e se inscreve no nosso canal do YouTube clicando no botão abaixo!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES 🙂
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today