7 lições sobre felicidade que aprendi no Butão

Às vezes a gente vai lá longe buscar inovação, diferenciação, felicidade e percebe que mais uma vez…. encontramos respostas que já são conhecidas, porém não praticadas!!!!

Acabo de retornar de mais uma experiência em busca da compreensão sobre o que é felicidade. Como garantir que pessoas sejam felizes? Quais as iniciativas que devem ser praticadas para ajudar pessoas, empresas, governos a cuidarem da felicidade coletiva?

Desta vez, fui para bem longe. Talvez, você nunca tenha ouvido falar, fui para o Butão, um pequeno país localizado no sul da Ásia, na cordilheira dos Himalaias. Faz divisa com a China e com a Índia.

Apesar de sua beleza natural indescritível, o pequeno país tornou-se conhecido globalmente em 1970, após o quarto Rei, Jigme Singye Wangchuck ter declarado que a Felicidade Interna Bruta seria mais importante que o Produto Interno Bruto e que o Estado seria responsável para desenhar políticas governamentais com foco na felicidade e não apenas na economia.

Hoje, existe no Butão o GNH (Gross National Happiness Centre) que junto com instituto de pesquisa local, é responsável por conscientizar e trazer valores de Igualdade, Humanidade e Cuidado no desenvolvimento do país.

Nem tudo são flores. Existem dificuldades, questionamentos, dúvidas, mas o que me chamou atenção é que existe uma estrutura, um pensamento holístico e um objetivo claro para preservar a cultura, manter uma boa governança no país, desenvolvimento sustentável, além preservação da moral e qualidade de vida das pessoas. Existe a visão a longo prazo e ao mesmo tempo, existem práticas e implementações diárias!

Mas, o que trazer para a nossa vida, nossas empresas de uma forma prática e que aumente nossa felicidade. Quais as lições que podem ser implementadas a partir de agora?

Iniciei o texto dizendo que mesmo quando vamos em busca de novas lições, muitas das respostas que já são conhecidas, porém não praticadas!!!! Mais uma vez, observei que as iniciativas podem ser governamentais, empresariais, porém a transformação só acontece a partir do indivíduo, a partir de cada um de nós, todos os dias praticando e inserindo momentos de observação e presença como parte de nossas atitudes.

Deixo aqui 7 principais lições sobre felicidade que certamente podem ajudar você a ser mais feliz todos os dias!

Esteja consciente (be aware)

A partir do momento que você estiver ciente e consciente de todas as suas atitudes, dos seus pensamentos, do seu corpo, das emoções e sentimentos, você passa a ser observador da sua própria história e com isso, você será mais atento a suas escolhas.

Pratique Meditação (mindfulness)

Equilíbrio e mente vazia nos ajuda a encontrar respostas que nunca imaginávamos que existiam. Você nunca praticou, ou acha que não é para você? Comece hoje, ao menos tente e veja que meditação não é assim tão difícil.

Integre-se com a Natureza

Busque momentos de conexão e de proximidade com a natureza. Seja através de caminhadas, passeios, ouvir o silêncio, observar pássaros, integre-se e viva perto da natureza.

Disciplina (self discipline)

Tudo pode ser, existir, acontecer, mas depende totalmente da sua dedicação e disciplina para a conquista.

Não é possível cortar caminho (no short curts)

Precisamos estar atentos a sinais e estar dispostos a trabalhar e buscar nossa jornada pelo caminho correto. Quando desviamos o caminho, tudo pode dar errado.

Presença

Hoje é o grande dia! O passado já foi, o futuro é incerto, portanto esteja presente no momento. Viva o agora.

Foco

Concentre-se, desenhe seu caminho, tenha foco e persistência para alcançá-lo. Tenha visão clara das suas metas.

Talvez, você ache essas dicas muito difíceis, longe do seu dia a dia. Eu super te entendo, também já pensei assim. Como falar em presença, estar atento, etc…. se o dia tem 24 horas e passo 80% do tempo correndo atrás de pagar contas?

Concordo que é um desafio, mas talvez seja a hora de olhar que nossa vida é o nosso trabalho em tempo integral. Talvez seja o momento de aproveitar a crise, o medo, as angústias e respirar de forma correta para você continuar sobrevivendo com esperança.

Do meu lado, também acho difícil colocar no papel tantos pensamentos, minha vontade seria de escrever muito, mas desta vez, quero não terminar este artigo, mas sim, fazer um convite para continuarmos esse assunto de uma forma mais inspiradora e transformadora, provocando uma mudança de consciência para que você possa passar a ter uma vida mais equilibrada, com mais propósito, foco e feliz!

Você topa o meu desafio? Se sim, me mande um e-mail agora, ligiacosta@tgitoday.com.br quero convidar apenas algumas, as que acreditam que chegou a hora de ter mais foco e viver com mais equilíbrio para um novo projeto que iniciará no próximo mês! Não espere, vem logo!

Uma ótima semana!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today