5 atitudes de campeão que você precisa ter para vencer

Ganhar é algo que você planeja, treina e alcança. Será que é simples assim? Infelizmente não. Para conseguir o que você deseja, é preciso ter sempre atitudes de campeão.

Eu estaria mentindo se dissesse que não existe frustração ou que basta treinar e você estará “capacitado” a vencer. Nem sempre você estará em primeiro lugar. Muitas vezes – o que inclusive é o mais comum – você nem  chegará na fase final do campeonato.

A dura sensação de perda

A verdade é que você não pode sempre ganhar. E quando digo isso lembro-me muito da minha infância, do período em que joguei vôlei. Foram quase 8 anos muito intensos, entre os meus 8 e 15 anos. Os treinos eram sérios, duros, normalmente duravam em torno quatro horas, três vezes por semana. Todas as terças, quintas e sexta, fazendo chuva ou sol, eu estava lá firme e forte com o meu propósito de aperfeiçoar técnicas e fazer parte de uma equipe que se dedicava seriamente a vencer campeonatos.

Os jogos da federação eram os mais esperados do ano, o ápice onde nossa equipe estava pronta para vencer. Nosso objetivo era ganhar, afinal, todo o esforço e dedicação do ano seria recompensado. A medalha e o pódio era a meta a ser atingida.

Naquele ano, nossa, minha equipe era a favorita, chegamos as quartas de finais com muita facilidade, chegamos às semifinais tranquilas e, enfim, a disputa do tão esperado ouro.

Nosso time já estava praticamente com o jogo ganho, era o terceiro e último set do jogo. Booom! Susto e aconteceu uma das maiores decepções da minha vida de atleta.

Foi vergonhoso, triste e decepcionante ter treinado o ano todo, ter estado praticamente com a medalha de ouro e, por excesso de auto estima e desconcentração da equipe, que “sentiu a vitória” antes do tempo, enfrentamos a dolorosa derrota. O time adversário virou o jogo e venceu.

Escolhas, abdicação e muito treino

Quantos finais de semana nossa família não pode viajar porque eu tinha campeonato. Foram dezenas de festinhas de aniversário e baladas de sábado a noite que deixei de ir pois minha escolha era acordar cedo e estar pronta para o jogo. Minha diversão era dormir na casa da Ju ou da Marina, pois elas também teriam que acordar às 6h da manhã para jogar. Era muito bacana, não me arrependo, pelo contrário, faria tudo novamente.

Escola, estudos, treinos eram parte da minha vida. Descobri muito cedo que para eu ter a performance desejada, precisaria fazer escolhas e ter atitudes de campeão. Entendi que não era possível ter tudo ao mesmo tempo!  

Assista ao vídeo e descubra 7 atitudes para você se tornar um campeão hoje!

Persistência, resiliência e atitudes de campeão

E você vai ter que aprender a persistir. Foi com esse pensamento que, independente da vitória ou derrota, no dia seguinte eu estava lá nos treinos.

Posso afirmar que nosso dia-a-dia, nossos sonhos e projetos (sejam profissionais ou pessoais) podem ser comparados a uma competição esportiva.

Nos preparamos, estudamos, treinamos com o objetivo de vencer, mas nem sempre acontece do jeito que sonhamos. Na verdade, na maior parte das vezes, são tantos os desafios e obstáculos que temos que estar sempre prontos para superar e dar continuidade com foco e clareza de onde queremos chegar.

E qual a solução para tudo isso, para tantos tombos? Simples: recomeçar, treinar, levantar a cabeça, se planejar, se organizar e ir em frente. Trazendo as experiências do esporte para a nossa vida pessoal e profissional, entendendo que queremos sempre vencer e precisamos de atitudes de campeão, quero fazer uma provocação e algumas perguntas. Responda nos comentários aqui abaixo para mim e centenas de pessoas poderem se beneficiar com a sua resposta:

Qual jogo você quer jogar?

Qual o campeonato você quer vencer?

Você quer treinar para ser melhor em quê?

Treinar é preciso

Independente do jogo e da modalidade escolhida, rapidamente você terá que iniciar seu treinamento. Vale lembrar que somos feitos de corpo, mente e espírito.

Nesta etapa de treinamento, existem momentos que nos sentimos imbatíveis, somos super heróis e temos super poderes. De repente nada dá certo e precisamos tirar força daquela “mente forte” para aprender com os erros e seguir adiante.

Ao sintonizar sua mente, estimular seus desejos e controlar sua emoção, você terá sua atitude e mente focada.  São eles os grandes aliados para você persistir e se tornar um grande campeão, principalmente em situações difíceis.

Foco na solução

Insanidade é fazer a mesma coisa, esperando resultados diferentes. Refletir sobre o “porquê” das coisas ruins que acontecem, procurar culpados e concentrar-se naquilo que você não controla não resolverá o problema. Isto faz com que você viva fora da realidade. Um campeão aprende com as dificuldades e segue de cabeça erguida para encarar o seu novo desafio.

Ser um campeão requer uma ótima atitude e você precisa a partir de hoje SER:

#1 – Focado no seu jogo, no seu sonho, enfim, no seu plano B;

#2 – Comprometido com suas metas;

#3 – Consistente em tentar, treinar, tentar, treinar, tentar, treinar incansavelmente e sempre;

#4 – Paciente e não reclamar;

#5 – Ser grato.

 

“Lembre-se que a cada dia que você deixa de treinar ou se dedicar ao seu treinamento significa um dia mais distante da realização de seus sonhos”

Bernardinho (técnico de vôlei).

Você pode e tem o direito de ser um campeão, mas você só obterá o retorno esperado de qualquer coisa se tiver atitudes de campeão, desde que você esteja disposto a investir sua força de vontade.

Meu convite é para que você tenha atitudes de campeão em tudo que você faça, mesmo com todas as dificuldades. Aprenda a não comemorar antes do jogo ter sido finalizado e também não aceite a derrota, antes do jogo ter terminado.

Desejo que você vá em busca dos seus sonhos no hoje e agora, que você se planeje, treine, foque, seja paciente e grato por ter ido em busca de vencer o principal jogo de todos os tempos: o jogo da sua vida no hoje e no agora!

Você quer ter metas claras, organização e entender o que é importante em sua vida no hoje e no agora? Tenha metas. Não sabe por onde começar? Olhe aqui!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today