Descubra se você faz essas 2 coisas típicas de todo bom líder

Conforme vamos nos aproximando das festas de fim de ano, não consigo deixar de reparar como as pessoas se animam ao pensar em listas de promessas para o ano que vem ou com a cor das roupas que vão usar na virada de acordo com o que elas acham que precisam para que o próximo ano seja melhor. Mas o que isso tem a ver com ser um bom líder?

Ter tradições que nos motivem a ser a melhor versão de nós mesmos é ótimo, não à toa eu estou sempre encorajando todos a encontrarem seu propósito. Mas também sempre me pego pensando que sem a nossa vontade de mudar e fazer diferente, não há simpatia que resolva o que está desencaixado em nossas vidas.

Por mais que a gente ache – e até sinta – que o mundo está em constante mudança, algumas coisas parecem nunca sair do lugar, né? É mais comum sentir essa sensação de estagnação quando nos deparamos com pessoas que parecem ter parado no tempo.

Seja porque estão acomodadas com o trabalho e a vida que levam, seja porque já sofreram algumas decepções… Elas são responsáveis por manter em vigor algumas definições importantes que já não se encaixam mais no estilo de vida ideal que buscamos.

E uma dessas definições é o conceito de liderança. Por mais que estejamos cada vez mais próximos de concluir a segunda década do século 21, muita gente ainda acredita que ser um bom líder é sinônimo para ser mandão e portar a verdade absoluta sobre todas as coisas.

Percebia muito este tipo de comportamento quando estava inserida no mundo das grandes empresas. E desde que fundei o Thank God It’s Today penso em fazer diferente. Mostrar que ser um bom líder não tem mais nada a ver com tirania, mas tem tudo a ver com servir o outro, com a liderança servidora.

O que é liderança servidora?

Aposto que você está curioso para saber se você está fazendo as duas coisas que definem um bom líder: ter coragem e uma personalidade estruturada. É claro que essas não são as duas únicas coisas que formam uma boa liderança. Líderes servidores também procuram substituir a competição pela cooperação e trocar o ego pelo eco.

Mas antes de falar um pouco mais sobre a coragem e a personalidade adulta estruturada, vou explicar em mais detalhes o que é essa tal de liderança servidora que inspira o meu trabalho.

James C. Hunter é o principal autor a tratar do tema. Você já deve ter ouvido falar do famoso livro “O Monge e o Executivo” em algum momento da sua carreira profissional. Ele é o responsável pela propagação e popularização do termo. Segundo ele, o maior propósito da liderança servidora é auxiliar o desenvolvimento da sua equipe. É estar mais preocupado em servir aqueles a quem lidera do que dar ordens a eles.

Ser um bom líder servidor significa perceber que o seu sucesso depende diretamente do sucesso da sua equipe. Como um todo e como indivíduos. Mas como a coragem e a personalidade adulta estruturada entram nisso tudo?

Coragem: 1ª coisa que define um bom líder servidor

Ser engajado, assumir riscos e ter a coragem de ser quem é. Essas são características de um líder servidor corajoso. Você acredita que administra bem a sua inteligência funcional todos os dias? Que busca passar longe da impulsividade, dos julgamentos, das recompensas imediatas e da necessidade por aprovação dos outros? Meus parabéns, então você pode se considerar um líder corajoso.

Mas todo mundo sabe que ninguém consegue preencher esses requisitos com perfeição a todo o momento. E é por isso que o processo de tornar-se um líder servidor é de constante aprendizado. Esse processo tem um objetivo bem definido: viver com propósito e criar novas lideranças humanizadas possíveis.

Mas não um caminho definido para chegar lá. Cada um tem um tempo diferente. Por isso o mais importante é trilhar um caminho que esteja de acordo com os seus valores e que não tire você do seu eixo.

Ter coragem também significa entender que você não é o seu trabalho. Ele é apenas uma produção dentre as muitas outras na sua vida. Buscar fazer todas essas coisas no seu dia a dia já coloca você no caminho certo para tornar-se um bom líder servidor.

Personalidade adulta bem estruturada: 2ª coisa que define líderes servidores

Parece besteira e até redundância falar em algo que é adulto e estruturado. Muita gente acha que as duas coisas sempre caminham juntas obrigatoriamente, mas a gente sabe que nem sempre é assim.

Ser adulto, ter passado dos 18 ou já estar na casa dos 40 não significa ser possuidor de uma personalidade bem estruturada que pode ajudá-lo a ser um bom líder servidor. Coragem e personalidade adulta bem estruturada são duas coisas que precisam de um processo para se desenvolverem.

Se você tem uma personalidade bem estruturada, com certeza sente os reflexos dela no seu dia a dia. Em especial na hora de liderar. Ser capaz de fazer escolhas positivas e cumprir compromissos, diferenciar-se dos outros, trabalhar para superar metas. Todas essas coisas são sinais de que você possui essa personalidade bem desenvolvida.

No caso de líderes convencionais, que não levam em conta a questão do servir o outro, é comum que se coloquem acima disso. Chegam atrasados em compromissos, deixam o trabalho de superar metas todo para os funcionários e buscam ser sempre superiores e não diferentes do outro.

Se você aceita bem as frustrações e as transforma em aprendizado e busca ser independente, pessoal, emocional e profissionalmente, também pode considerar que a sua personalidade adulta está bem formada e estruturada.

Autoconhecimento é outra das características de quem tem este tipo de personalidade, ideal para ser um bom líder servidor. Saber aceitar críticas e elogios e conhecer seus pontos fracos e fortes. Essas são coisas que permitem delegar tarefas e obter os melhores resultados nos trabalhos em equipe.

 

Ative as notificações!

Ter coragem e uma personalidade adulta estruturada são requisitos essenciais para ser um bom líder servidor. E aí, você se encaixa neles? Não tem problema se ainda estiver em processo de adaptação. O importante é saber que ser um bom líder, atualmente, significa ser um líder mais humano.

Não quer perder nenhum texto novo aqui no blog do TGI Today? Ative as notificações no sininho do canto inferior direito e receba o nosso conteúdo assim que ele sair do forno!

Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today