6 verdades para você conquistar novos clientes com o marketing de essência

Médicos, arquitetos, pequenos empresários, designers, fotógrafos, coaches, fisioterapeutas, advogados, empreendedores… Todos vocês precisam trabalhar melhor o seu próprio marketing. Mas calma, não se assuste. Quero deixar claro que a forma de se realizar marketing mudou. Entramos na era da essência e, se vocês não se atualizarem, podem ficar ultrapassados!

Foi-se o tempo de que estratégias de comunicação e publicidade eram o privilégio de grandes empresas, gigantes do mercado de consumo ou da indústria automobilística.

Poucas marcas utilizavam-se de técnicas de persuasão para conquistar seus públicos e realizar suas vendas. Era muito comum o uso de mídias de massa como televisão, rádio, revista e etc.. Como um “tiro de canhão”, as empresas atingiam a grande massa da população. Em poucos dias, os jingles estavam memorizados, cantarolados por todo o canto e, pronto, entravam com a marca do produto na cabeça do consumidor.

Marketing era para poucos! Podemos dizer que era praticamente considerado “pecado” ter profissionais autônomos promovendo seu próprio negócio.

Tecnologia é a sua aliada

Impossível pensar que médicos, arquitetos, designers, fotógrafos, advogados, coaches, psicólogos, etc., fossem realizar campanhas publicitárias para se promover. Crenças como: falta de ética, auto promoção, entre outros julgamentos eram, e ainda são, comuns na ponta da língua de pessoas mais conservadoras.

Conquistar clientes era praticamente mágica, apenas através de recomendações, de distribuição de cartões de visitas e quando muito panfletos em seus bairros!

Como você trabalha com seus clientes hoje em dia? O que você faz de igual ou de diferente dos seus concorrentes? Deixe seu comentário aqui embaixo para inspirar centenas de pessoas que podem se beneficiar do seu conhecimento.

Felizmente, aconteceram mudanças radicais da última década relacionadas à globalização, a convergência tecnológica, a chegada das redes sociais, da mobilidade, dos smartphones, da internet e, BOOM, aumento de pessoas conectadas, compartilhando e a frente de seus interesses!

Consumidores mudaram. Passamos a valorizar assuntos que nos interessam e como clientes buscamos nos aprofundar em temas e soluções relevantes para cada um de nós. Somos protagonistas e nossas referências estão em nossas mãos, com um único clique através do celular.

Diferencie-se

Por outro lado, o número de profissionais e de ofertas de serviços aumentou exponencialmente e novas dúvidas surgiram. Em quem confiar, de quem comprar, onde encontrar um profissional que se adeque a minha necessidade? Tenho cada vez mais certeza de que é fundamental que todos os profissionais tenham a oportunidade de trabalhar planejamento estratégico e criar estratégias de marketing de essência para diferenciar-se de seus concorrentes.

Você já percebeu que não vivemos mais em uma vila onde todos se conhecem. Vivemos em megalópoles onde referências e a busca por serviços especializados muitas vezes vem de buscas em redes sociais, internet ou até mesmo de blogs.

O que é marketing de essência?

Não se desespere, vou compartilhar 6 verdades que você precisa saber para entender que chegou a hora de você se promover através do marketing de essência. Com isso certamente conquistar novos clientes. Preste atenção, eu falo aqui de marketing de essência, não de massa. Vou explicar um pouco deste novo conceito!

6 verdades sobre o marketing de essência

1) Marketing da essência é aquele onde você apresenta sua marca através dos seus valores, da sua missão e do que é importante para você. Você não tenta apenas conquistar um novo cliente!

2) Marketing de essência é a estratégia ideal que fará você se posicionar no mercado como premium e evitará brigas por preço.

3) Marketing de essência é o que irá ensiná-lo a criar storytelling de verdade que converte e fideliza clientes pela admiração e empatia.

4) Marketing de essência é você viver, trabalhar e estar alinhado com o seu propósito. Realize o seu projeto do seu jeito, da melhor maneira que você possa ser!

5) Marketing de essência é entender que você é diferente do seu concorrente e que o seu cliente comprará exatamente aquilo que você pode oferecer. Caso não exista sinergia, tudo bem, existem outros profissionais com competências distintas e complementares!

6) Marketing de essência é promover suas habilidades, ser ético e explicar aos seus cliente que eles podem escolher o profissional que mais se adéqua à necessidade deles. Sempre terá mercado para todos.

O dia certo é hoje!

Não deixe para o amanhã, nem para depois! Crie um modelo de negócio alinhado com o seu estilo de vida e desenvolva estratégias que expressam claramente seus valores e sua essência. Assim, você estará sempre satisfeito e conquistará novos clientes todos os dias.

Você acredita que chegou a hora de ter um negócio com propósito, então não deixe de conhecer a história do nutricionista Eduardo. Através do Business Academy, ele reformulou seu negócio e hoje tem muito mais propósito.

TGI Today é uma metodologia de 8 semanas que ajudará você a ter mais propósito e desenvolver um modelo de negócio alinhado com o estilo de vida que você quer ter.

Thank God it’s Today! Agradeça, acredite e entre em ação no hoje e no agora. Compartilhe inspiração, deixe seu comentário e nos vemos em breve!


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HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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