6 dicas de como dar feedback para a equipe e ser valorizado

Eu tenho certeza de que ninguém gosta quando um dos projetos no qual trabalhava não dá certo ou a empresa em que trabalha vai mal. E quando isso acontece, sempre tem aquela velha história: “de quem é a culpa?”. Culpar o chefe, os colegas e as circunstâncias desfavoráveis são os caminhos mais comuns. Mas você já parou para pensar no que você poderia estar fazendo para melhorar a situação? É aqui que o nosso assunto de hoje entra: como dar feedback para a equipe.

Eu sei, ninguém gosta de ouvir críticas mas, querendo ou não, elas fazem parte do feedback. Antes de continuarmos, quero te fazer um pedido. Deixe de lado a ideia de que uma reunião para dar feedback para a equipe é uma sessão de destilação de comentários maldosos e ofensas.

Por mais que você eventualmente precise chamar a atenção para os pontos negativos, sempre vai ser visando o crescimento individual da pessoa que recebe esse retorno e o crescimento coletivo, para a empresa.

Segundo a Michael Page, a liderança é a principal responsável por construir equipes engajadas. Quando a liderança conversa, escuta e oferece feedbacks frequentes os funcionários se mostram mais proativos e os resultados da empresa melhoram.

Outro ponto importante é que feedbacks também são utilizados para oferecer elogios e aprimorar processos. É fundamental nos lembrarmos de agradecermos, comemorarmos as conquistas e termos a humildade de eventualmente pedirmos desculpas por erros. A melhor forma de você como líder de ser valorizado pela sua equipe é oferecer feedbacks frequentes e com respeito.

Mas o que significa essa palavrinha mágica? E lá vem definição:

Feedback é informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão”

Eu gosto de resumir o feedback em um bate-papo estruturado, profissional e transparente. Mas infelizmente não são todos os líderes e gestores que dominam essa ferramenta tão importante para o bom desenvolvimento, mas ainda tão subestimada.

O que devemos buscar cada vez mais é disseminar a criação de culturas de comunicação nos espaços de trabalho – tradicionais e novos, porque feedback cabe em qualquer lugar! Por isso, separei essa lista de 6 boas práticas para você começar a aprender como dar feedback para a equipe e ser mais valorizado.

A única forma de crescermos é quando alguém nos oferece um feedback” — Bill Gates

6 boas práticas em como dar feedback para a equipe

Além das 6 dicas de como dar feedback para a equipe que você vai ler aqui, no vídeo aqui embaixo você também vai descobrir quais são as duas situações mais chatas de um espaço de trabalho e como a falta de feedback é a principal responsável por elas! Aperte o play e aproveite para se inscreva no canal do TGI Today!

1) Feedback não é fofoca

Para aprender como dar feedback para a equipe de maneira correta e eficiente, entenda que ele é um bate papo formal, estruturado, agendado e com fatos verídicos e comprováveis. Por isso, é muito importante que você esteja estruturado no momento de dar esse retorno. Agende um bate papo pessoal, cara a cara, ou até mesmo por videoconferência. Deixe claro que você quer conversar com a pessoa, mas que ela também terá espaço para ser ouvida

2) Feedback não é crítica pessoal

Tenha sempre em mente que todo e qualquer feedback deve ser oferecido para promover a melhora contínua e um crescimento profissional, pessoal e de processos. Seja específico, tenha fatos em mãos e foque em apenas um único assunto por conversa.


Leia mais:

Liderar é saber ouvir: 3 dicas para escutar mais

Como lidar com a inveja no ambiente de trabalho?

Mediação de conflitos: é preciso ouvir e entender todos os lados


3) Feedback deve ser frequente

 Rapidez e clareza são palavras-chave essenciais para a montagem de qualquer feedback, que também deve sempre vir acompanhado de um plano de ação para que as mudanças necessárias sejam implantadas de maneira eficiente.

4) Feedback deve ter boas intenções sempre

 A comunicação transparente e de líderes motivacionais tem sempre como o objetivo o crescimento profissional da sua equipe.

Por isso, seja responsável e sensível. Foi-se o tempo que chefes precisavam ser irredutíveis e incompreensivos com seus funcionários. Coloque-se sempre no lugar do outro como observador. Seja positivo, demonstre interesse no tópico e no crescimento da pessoa ou ajuste do processo.

5) Feedback é crença mútua

 De cada um dos lados, deve-se ter um ótimo ouvinte e um ótimo comunicador. E para que você aprenda a como dar feedback para a equipe, procure sempre ouvir, mas saber comunicar-se com honestidade também. Desta forma, você estimula quem está do outro lado a comportar-se de maneira semelhante. Acredite na outra pessoa, deixe-a falar e seja um bom ouvinte.

6) Feedback deve também ser usado para elogios

Parabenizar pessoas, times, processos sempre que um projeto ou uma atitude for surpreendente. Isso também faz parte de como dar feedback para a equipe. Busque sempre o equilíbrio entre elogiar, incentivar e apontar o que pode ser melhorado. Ao final de cada feedback, agradeça, crie um plano de ação e agende follow up.

 

Muitos ainda falam na “arte de dar feedback”, mas acredito que nossas habilidades e talentos podem ser desenvolvidos e nisso incluo a skill para aprender a como dar feedback para a equipe.

É um exercício diário de construção de uma cultura de comunicação, mas que vai valer a pena ao ver funcionários mais satisfeitos e resultados em crescimento graças à ajuda da transparência que o feedback traz.

Que tal oferecer ou pedir um feedback e deixar seu comentário de como foi o processo aqui para a gente?


Precisa de um empurrãozinho para conseguir organizar suas metas e objetivos de uma forma prática, que faça sentido e possa ser executável? Com o eBook “8 verdades para você atingir suas metas”, você poderá se organizar de forma mais eficiente ao descobrir como usar seus talentos e ferramentas a favor do seu sonho!

Quer ir além? Conheça o Guia de Metas do Thank God It’s Today! É um método que vai mudar a forma como você planeja, organiza e executa o que é importante para você!

 

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Atualizado em

Comentários

Faça parte do TGI Today