4 dicas para você criar coragem e fazer o que quiser sem medo

Palavras sábias de um homeless na estação rodoviária de San Francisco me mostraram que vale a pena batalhar e criar coragem de buscar seus sonhos.

O primeiro emprego em minha carreira profissional foi em São Paulo, cidade onde nasci. Participei de um processo de seleção com diversos candidatos e felizmente conquistei um estágio na área de Marketing de Produto na BraSoft. Era uma empresa brasileira importadora de softwares de entretenimento, líder no segmento de indústria de games.

Eu tinha apenas 19 anos, trabalhava o dia todo e a noite ia para a Universidade Mackenzie, onde cursava Publicidade com Especialização em Marketing. Após um ano de trabalho como estagiária, fui efetivada e passei a ter mais responsabilidades e acesso a novas informações e conhecimentos e inovação.

Com o tempo, assumi novos projetos e tive a oportunidade de ter contato com as grandes multinacionais produtoras de games no mundo. Sempre fui muito curiosa e determinada e naquele momento percebi que seria a hora de realizar um grande sonho: criar coragem para fazer o meu primeiro estágio no exterior.

Em busca do sim

Um belo dia, mesmo com muito medo, mas com toda coragem e a maior cara-de-pau do mundo, bati na porta do presidente da empresa. Surpreso, ele me pediu para entrar. Sentei a sua frente, determinada a criar coragem, e em menos de cinco minutos eu o havia convencido de que seria muito importante para minha carreira ter uma experiência internacional.

Eu gostaria de aprender mais, estudar e obter novos conhecimentos. Fui muito honesta quando disse que meu objetivo era morar e trabalhar no exterior e, para que o plano se concretizasse, eu precisaria da sua ajuda. Foi incrível quando ele olhou para mim e falou:

“Lógico, Ligia. Parabéns pela sua atitude. Eu vou ajudar você a realizar o seu sonho. Só tem um porém. Não vou poder arcar com seus custos”.

A partir daquele dia, eu só sonhava com aquela experiência e em menos de duas semanas chegou a autorização da Lucas Entertaiment Arts – simplesmente a produtora de games do George Lucas – com o convite em meu nome, oficializando o estágio por três meses na área de Marketing da empresa.

Parte do sonho estava realizado, eu só precisava criar coragem e me programar financeiramente para embarcar em minha primeira aventura no Vale do Silício. Rapidamente montei um planejamento de viagem, levantei todas minhas economias, comprei passagens aéreas, aluguei residência corporativa e embarquei, então, para San Rafael, Vale do Silício, Califórnia, onde seria minha primeira aventura profissional no exterior para uma vida e profissão com mais significado.

Criar coragem para a temporada americana

Não foi nada fácil. Tive dificuldade com a língua, o estilo de trabalho dos americanos, o ritmo de vida, a solidão, o frio, o fuso horário. Não existiam redes sociais. Estamos falando de 1998, 1999 (eu tinha 19 anos, hoje tenho 38).

Eu só podia ligar para minha família quando estava em casa e as seis horas de fuso dificultavam a comunicação. Eu não tinha carro, porque a idade mínima para dirigir nos Estados Unidos era 21 anos. Dependia de transporte público e carona.

Caminhava mais de 20 minutos até o topo de uma montanha para chegar até a minha residência no Highlands of Marin. Os finais de semana eram longos, eu estava longe dos grandes centros, não tinha muito onde passear.

O privilégio da experiência

Mas, ao mesmo tempo, tive experiências incríveis, mostrando que valeu a pena criar coragem e mergulhar nesse projeto. Meu projeto de estágio foi na área de internet e naquele tempo eu não sabia muito o que isso significava. Tive a oportunidade de visitar os estúdios do George Lucas, inclusive almocei ao seu lado.

Pude vivenciar como funcionária o relançamento da Trilogia Star Wars, assisti ao pré-lançamento e fui ao churrasco de comemoração do sucesso atingido. Tirei fotos com Darth Vader, aprendi como se cria desenhos, as etapas de layout, criação, animação. Participei de reuniões com agências de publicidade, apresentações de campanhas de lançamento de desenhos, enfim, sou muito privilegiada de ter tido esta oportunidade.

No final do meu estágio, para minha alegria, todos da equipe de Marketing escreveram mensagens e foram muito simpáticos, o que me emocionou, pois realmente me senti vitoriosa, sabe aquela atitude de campeã, em ter concluído aquele projeto.

Hora de retornar

Havia, então, chegado a hora de retornar ao Brasil. Estava na estação em San Rafael, onde pegaria o ônibus que me levaria a San Francisco e em seguida eu iria ao aeroporto.

Sentimentos contraditórios me acompanharam durante todo o período em que estive por lá. Estava muito feliz e ao mesmo tempo apreensiva e muito sozinha. A estação de ônibus era vazia, não tinha ninguém, o que me deixava muito tensa.

De repente um mendigo maltrapilho começou a caminhar em minha direção e eu ao mesmo tempo comecei a ficar em pânico. Ele chegou bem perto, olhou para mim e disse: You are so beautiful!

Quando olhei novamente, talvez minha cara de espanto tenha o assustado e ele seguiu em outra direção. Eu ainda permaneci mais alguns minutos no local até que o ônibus chegou. Embarquei e, com a sensação de alívio e a lembrança da frase daquele mendigo, cai no choro…

A minha missão havia sido cumprida e eu havia conquistado mais uma etapa, realizado um sonho. A palavra “beautiful” (bonita) naquele momento teve milhares de significados.

Todo dia é dia para criar coragem de dar o primeiro passo

Dica #1 –  Batalhe pelos seus sonhos. Ninguém fará por você.

Dica #2 – Quanto maior o desafio superado, maior a satisfação

Dica #3 – O “Não” você já tem como resposta. Tente o “Sim”.

Dica #4 – Faço do mendigo as minhas palavras para você: YOU ARE BEAUTIFUL!

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES 🙂
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today