Fuja da briga de preço: 4 dicas para criar uma marca premium

A sensação de insegurança e medo é muito normal quando a gente está começando algo novo na vida. E claro que não seria diferente ao iniciar um negócio, criar um produto ou serviço. Deixar esses sentimentos de lado é o primeiro passo para criar uma marca premium.

“Mas Ligia, que história é essa de marca premium? Marca é marca, não é?”. Na verdade, não é bem assim. Existem algumas coisas que todas as marcas compartilham, mas quando a gente fala em marca premium, existem diferenças cruciais. E elas são quase sempre responsáveis por manter o seu negócio funcionando mesmo em períodos de crise.

Branding com propósito

O conceito de marca premium pode ser resumido em ter um negócio com alma. Ter uma motivação maior no seu empreendimento, algo que esteja acima dos ganhos financeiros, é a chave para torná-lo único. Com isso, você consegue diferenciar-se dos concorrentes e criar uma conexão com o seu cliente.

Ele passa a se identificar com a sua proposta porque ela agrega valor à vida dele. E ele está associado à criação de uma marca com valores intangíveis e simbólicos. Eles vão além do impacto prático que a aquisição do seu produto ou serviço têm na vida do cliente.

Além de impactar vida do seu cliente, um negócio com propósito faz com que você se sinta motivado a levantar para trabalhar. E nunca te deixa esquecer a razão de você ter começado tudo isso.

 

Por que optar por criar uma marca premium?

Ter um propósito, um posicionamento e uma razão clara para existir é o grande diferencial entre uma marca convencional e a marca premium. E como viver e trabalhar com propósito é o grande moto da minha vida, no branding não seria diferente.

Ao viver com propósito, somos mais felizes e realizados. E ter uma motivação genuína, na qual você acredita, também impacta de maneira positiva o seu negócio. Se você quer empreender e deseja fazê-lo com propósito, já pode se considerar dois passos à frente daqueles que almejam um negócio próprio apenas pelo lucro.

Com as oscilações na economia ainda presentes, ser seu próprio chefe não traz mais a segurança que costumava para os empreendedores. O que faz com que essa nossa categoria também acabe entrando na briga por preços baixos para conseguir um espaço competitivo em seu ramo de atuação.

Mas e se eu te disser que criar uma marca premium permite que você deixe de lado a questão do preço competitivo? E consiga focar no propósito, na qualidade e no impacto positivo do seu serviço/negócio/produto na vida dos seus clientes?

Pois é, pode parecer um pouco utópico. Mas o cenário que descrevi acima é super possível! Eu o vivencio já há algum tempo, desde que fundei o Thank God It’s Today.

4 dicas para criar uma marca premium

E assim como eu consegui criar um conceito com propósito ao redor da marca do TGI Today, você também consegue. Separei algumas dicas práticas e mudanças simples na maneira como você enxerga o seu empreendimento para você começar hoje a criar uma marca premium.

1) Entenda a diferença entre preço e valor

Por mais que precificar seus serviços seja indispensável para que seu negócio funcione, os números que você estipular não devem ser o único valor que importa no seu empreendimento.

Criar uma marca premium significa que você vai dar importância também para os valores agregados ao que você oferece, mas que não podem ser medidos em números.

Pense sempre nestas 3 coisas:
– O que vai significar para as pessoas adquirirem o que estou oferecendo?
– Qual o tipo de status, sensação e emoção que a minha marca passa ao cliente?
– O que eu gostaria de oferecer que fizesse meus clientes enxergarem o meu produto para além da etiqueta de preço?

O valor real da sua marca e do seu produto é aquele que vai fazer as pessoas optarem por eles ao invés de outros similares. Ele tem menos a ver com o preço físico que você estipula e mais sobre a mensagem que adquiri-lo passa para o seu cliente e para o mundo.

2) Proporcione experiências positivas em todos os pontos de contato com o consumidor

Não é apenas um produto final de qualidade que vai fazer com que o seu cliente entenda a sua marca como premium e torne-se fã do seu negócio. Todo o processo que vai desde o descobrimento da marca até a conclusão da compra tem que ser uma experiência positiva e marcante para ele.

É claro que falhas sempre ocorrerão durante esse percurso, mas até mesmo a forma como você decide solucioná-las ajuda a construir a sua imagem premium na mente e no coração do seu cliente. Bom gerenciamento de crise é uma parte essencial do processo de fidelização.

E por que isso é tão importante? Porque clientes fiéis, satisfeitos e alinhados com o propósito da sua marca tem menos probabilidade de abandoná-la e trocá-la por alternativas “mais baratas”. Justamente porque a identificação com o que você oferece está a um patamar acima do que é pago materialmente por essa experiência.

Esta é a palavra-chave: experiência. Ofereça ao seu cliente muito mais do que apenas o produto ou serviço final, mas uma experiência positiva completa.

3) Entenda seu público e saiba onde ele está

Definir demograficamente o público-alvo do seu empreendimento é um dos primeiros passos quando começamos um negócio. Mas muito mais importante do que saber sua idade, gênero e profissão é entender quem são eles realmente.

Saber onde está localizado seu público e o que eles valorizam. Quais são seus sonhos, aspirações e dificuldades permite que você se antecipe às suas necessidades e alinhe seu negócio a elas.

Que cliente não gosta da sensação de precisar de alguma coisa muito específica e descobrir que a sua marca favorita já pensou e solucionou o seu problema? Essa antecipação estratégica é um dos pilares que fortalecem a imagem de marca premium.

4) Unidade em todos os setores

A mensagem que você deseja passar com o seu empreendimento precisa estar presente em todos os canais de comunicação com o seu cliente. Do site ao checkout da aquisição, é necessário haver uma unidade.

A linguagem precisa ser similar em todos esses espaços e estar adequada a eles e ao perfil do seu cliente. Se, ao criar uma marca premium, o valor agregado que você deseja passar é de um espaço contemporâneo, essa aura deve envolver tudo o que diz respeito ao seu empreendimento.

Funciona exatamente como a identidade visual, mas é algo que fica mais nas entrelinhas, na forma como você escreve seu conteúdo, e-mail marketing e relacionamento com o cliente.


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HUGS & KISSES
Ligia Costa

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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