15 dicas para você aumentar a produtividade hoje

A sensação de desgaste, cansaço e exaustão acontece com todos nós em algum momento. Muitas vezes estamos com sobrecarga de trabalho, muitas tarefas pessoais não concluídas ou simplesmente porque não conseguimos gerenciar tão bem o nosso tempo quanto gostaríamos. Seja como for, aumentar a produtividade é um desejo de muitas pessoas atualmente.

Essa palavra, “produtividade”, ganhou destaque nos últimos anos. Agora é muito usada para se referir a quantas coisas é possível concluir em um período – no dia, no expediente, na semana, etc.. É claro que com a quantidade crescente de informações às quais temos acesso todos os dias, fica muito mais fácil distrair-se e acabar não cumprindo com as metas planejadas, o que gera frustração e culpa.

Antes falarmos sobre as 15 dicas, gostaria de falar um pouco sobre esse tempo ocioso. Por que que buscamos sempre preenchê-lo com algo e por que mantê-lo é importante para a saúde da nossa mente?

Tempo ocioso é importante para a mente

Mary Helen Immordino-Yang, pesquisadora na área de educação, psicologia e neurociência e professora na Universidade do Sul da Califórnia, publicou em 2016 um estudo que aponta que, ao descansarmos e buscarmos focar em nós mesmos, o cérebro entra em um “modo padrão”. Essa atividade cerebral está diretamente ligada ao bom funcionamento de habilidades socioemocionais, autoconhecimento, julgamentos morais e raciocínio.

Outro estudo, realizado em 2012 na Universidade da Califórnia, apontou que o “sonhar acordado” que tanto buscamos combater está associado a melhoras na produtividade e na capacidade de resolver problemas. Por isso, o primeiro passo para ser mais produtivo não é aumentar as horas de trabalho. É aprender a desacelerar.

É claro que esse não deve ser o único estado mental que se deve buscar. Existem momentos que demandam foco e atenção, nos quais precisamos exercitar a nossa capacidade de concentração. O segredo reside em saber equilibrar esses dois momentos – concentrar e desacelerar – para tirar o melhor de cada situação, seja ela de descanso ou de trabalho. Para isso, a prática de atenção plena é uma ferramenta indispensável.

Dominar essa alternância fará com que você esteja realmente presente, evitando aquela culpa que costumamos carregar. No trabalho, pensamos que deveríamos estar com a família. Mas nas férias pensamos na mesa escritório que está se enchendo de demandas. Você terá atenção plena ao que está fazendo, seja qual for a situação, o que, sem dúvidas, irá aumentar a sua produtividade.

15 dicas para você aumentar a produtividade

Agora você já sabe que precisa aprender a desacelerar para aumentar de verdade a sua produtividade. Chegou a hora das 15 dicas. Confira no infográfico abaixo as dicas TGI Today para ser mais produtivo a partir de hoje!

dicas-foco-e-produtividade

Não deixe de contar para mim aqui nos comentários quais dessas dicas você já aplicava no seu dia a dia. Me diga também quais insights novos o nosso infográfico trouxe para você!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today