6 dicas para investir o seu FGTS no microempreendimento

Muitas pessoas poderão se beneficiar com o saque do FGTS nos próximos dias. Trabalhadores que estão com suas contas inativas desde 2015 poderão fazer saques independente do uso que farão deste montante. E uma excelente forma de investir esse dinheiro é aplicar o FGTS no microempreendimento.

“Esta liminar do atual presidente Michel Temer tem como objetivo movimentar a economia que passou pelo pior ano da história do Brasil em 2016. Dívidas, desemprego, medo e infelicidade…. Esta medida trouxe um pouco de alegria para quem talvez não enxergasse esperança de sacar este dinheiro tão cedo”, explica a consultora em negócios e coach especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God It’s Today, Ligia Costa.

Seu perfil é de empreendedor? Então saiba que você pode aproveitar o FGTS no microempreendimento, criando um investimento inteligente em um negócio próprio. A opção, se estruturada corretamente, pode resultar em uma empresa de sucesso, assegurando, inclusive, uma boa aposentadoria.

“Para isso, escolha um ramo com o qual tenha afinidade. Para evitar os riscos, é fundamental providenciar um bom plano de negócios, definindo estratégias e traçando expectativas de ganhos a curto, médio e longo prazo.” conclui Ligia.

Se o seu desejo é realmente utilizar esse dinheiro extra como capital de investimento inteligente em um microempreendimento, siga as dicas propostas pela Ligia e invista com segurança nessa  nova oportunidade!

Descubra quanto você tem de FGTS

De nada adianta fazer planos sem saber qual a realidade que lhe espera. Portanto, o primeiro passo é descobrir se você tem direito ao saque e, se tiver, qual valor está disponível na sua conta. Para isso, você pode consultar o seu saldo no site da Caixa ou através do aplicativo do FGTS disponível para qualquer smartphone.

Estude e se profissionalize antes de empreender

Lembre-se que empreender exige preparo e estudo para não se tornar um fardo. Um investimento inteligente só pode ser visto dessa forma se é bem feito. É preciso estar preparado para abrir o negócio, você já pensou nisso? O FGTS no microempreendimento pode não ir diretamente para os gastos do negócio, sendo redirecionado para o seu desenvolvimento pessoal, seja em forma de cursos que aprimorem suas habilidades ou conteúdos que tragam novos conhecimentos e gerem oportunidades;

Evite comprar bens materiais não duráveis

Busque não utilizar esse dinheiro do FGTS para comprar bens materiais que se transformam em passivos e logo se tornam obsoletos. Ao investir esse dinheiro extra em itens deste tipo, logo o paradeiro do montante se perde e você não sabe mais dizer onde gastou. Optar por gastar esse dinheiro desta forma também reduz muito as chances de utilizar o FGTS no microempreendimento.

Tenha um plano de ação e planejamento estratégico

Essa organização é fundamental, tanto para sua carreira profissional, quanto para sua vida pessoal. Fazer uma estrutura que para ajudá-lo a não misturar as duas coisas é importante. Você cria fronteiras entre os vários aspectos da sua vida e vivê-los todos plenamente e sem estresse.

Pratique visão direcionada

Ou seja: esteja atento para projetar no tempo os resultados que pretende atingir no futuro. Tenha a consciência do impacto que diferentes atitudes terão na meta que pretende alcançar com este investimento inteligente do FGTS no microempreendimento. Você é o grande responsável pelo seu sucesso ou fracasso, então, trabalhe para si próprio e desenhe seu plano estratégico.

Foque no que você controla

As crises continuarão a existir, os problemas estarão sempre ali. Por isso, invista tempo e energia naquilo que é relevante para você. O mesmo vale para o FGTS no microempreendimento. Trabalhe a atitude positiva para encarar qualquer situação, observe-as e crie um plano para sair delas rapidamente e agir. Não desperdice sua energia e seu vigor tentando resolver impasses que estão além da sua capacidade em solucioná-los.

As oportunidades surgem todos os dias e temos a escolha de decidirmos para qual caminho seguir. Se você tem a oportunidade de resgatar seu FGTS que estava em uma conta inativa, entenda que você está tendo a chance de concretizar sonhos, não deixe passar essa oportunidade de fazer diferente. Use o dinheiro para algo que ninguém tira de você: conhecimento!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today