Fora do mundo corporativo: o dia que a chave virou

Bom, vou contar um pouco da minha história dentro e fora do mundo corporativo para vocês entenderem como no meu caso “a chave virou”, ou melhor, viraram ela pra mim.

Entrei na faculdade e me formei aos 21 anos. Muito cedo! Desde então construí uma carreira sólida no Brasil e no exterior como executiva de Marketing no mundo corporativo. Trabalhei em muitos lugares bacanas e outros que não tinham nada a ver comigo. Mas, no mundo corporativo, a opção “não ter nada a ver comigo”, definitivamente, não é uma opção.

Simplesmente somos abduzidos por cargos, salários, cargos maiores, salários ainda maiores, bônus, ações e, quando você quer repensar, você percebe que tem mais bônus, mais ações e não tem coragem para mudar. No mundo corporativo, você apenas liga o piloto automático e faz o que deve ser feito.

Normal, sem julgamentos. Acho que faz parte do processo individual de cada um. Todo processo de mudança é difícil. Às vezes a verdade está na sua frente e você não enxerga. Comigo, lógico, não poderia ter sido diferente.

Primeira mudança

Um belo dia levei um empurrão: fui demitida. Vamos falar a real e sermos verdadeiras. TGI Today! Nada como a maturidade:) Eu que já demiti tanta gente na minha vida agora estava sentindo na pele aquele sentimento de impotência. Foi horrível. Mas me respeitei e aceitei curtir esse momento de reflexão, de entender meu real propósito fora do mundo corporativo!

Logo chegaram as férias e, juntamente com minha família, fui fazer uma viagem de um mês pela Califórnia, nos Estados Unidos. A viagem foi um período muito especial fora do mundo corporativo. Comecei a repensar o que faria profissionalmente, a pensar nas propostas que havia recebido.

Um insight mudou tudo

Em um dos dias, paramos o carro para tomar um café em um pequeno deli (restaurante). No caixa do deli tinha uma pequena placa com o seguinte dizer:

WE RESERVE THE RIGHT TO REFUSE SERVICE TO ANYONE!

(“Nos damos o direito de recusar serviços a qualquer um”)

Discretamente, peguei meu celular e tirei uma foto da frase mais inteligente que li nos últimos anos!

Foi incrível como aquilo mexeu tanto comigo. Inconformada, eu falava: não é possível que os donos deste deli sejam tão inteligentes. Como eu nunca pensei nisso antes? Como deixei, por tanto tempo, de fazer coisas que eu não concordava? Onde estava o meu propósito? A partir daquele dia aquela frase virou meu mantra!

Pronto, “a chave virou”. O empurrão que tomei foi fundamental para que eu retomasse as rédeas do meu propósito fora do mundo corporativo. Então decidi que a partir dali qualquer trabalho ou profissão que eu realizasse teria que fazer sentido para mim, teria que estar alinhado aos meus valores e eu precisaria me sentir contribuindo com um bem maior.

Mas e agora, o que fazer? Como compreender como o mundo mudou? Quem eu sou nesta nova fase? E você, quando a chave virou? Você já passou algum momento assim na sua vida? Conte sua história.

Thank God It’s Today – O que ninguém me ensinou na escola:

Dica #1 – A combinação EGO + LUCRO = FRACASSO. Para alguns demora mais, para outros acontece mais rapidamente. Não importa sua posição e o quanto você ganha. Se você sente que aquilo que você faz não te dá prazer, você está fadado ao fracasso e ainda corre o risco de ficar doente.

Dica #2 – Não tome decisões em momentos traumáticos. Espere passar. Desligue telefone, atenda apenas quem você quiser e fale do assunto quando você estiver pronta pra isso.

Dica #3 – Grandes ideias e grandes insights podem vir de pessoas e lugares que você nunca imaginou. Esteja aberto e acredite que é possível aliar trabalho, propósito e felicidade!


Treinamento gratuito para iniciar sua transição de carreira! Acesse agora!

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES 🙂
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today