Multipotenciais: o futuro do trabalho é ser quem você é!

Você com certeza já deve ter se perguntado sobre qual vai ser o futuro do trabalho, não é? Mas quantas vezes você se questionou sobre quem você é e o que faz? Por que é tão difícil descrevemos nossas habilidades, talentos e paixões?

Quando perguntam para você “Qual o seu ponto forte?” ou então “Do que você gosta?”, será que você tem uma lista com 35 itens ou você consegue se restringir a apenas 2 temas?

Você se sente um estranho no ninho quando pensa em sua atual profissão e, principalmente, quando te perguntam qual o seu plano de carreira carreira, sua visão de futuro?

Você estudou engenharia, mas trabalha em marketing porque tem visão estratégica e é super criativo. Você estudou direito, mas hoje escreve em blogs de lifestyle.

Você é dentista, mas se descobriu fazendo gestão de recursos humanos da sua empresa familiar. E no período da noite ainda acha tempo para ministrar grupos de mindfulness.

Eu poderia citar aqui dezenas de exemplos, afinal, cada dia está mais comum termos mais de uma profissão e assumirmos publicamente nossos interesses!

O que acontece? Incoerências ou novas descobertas?

Seja bem vindo ao mundo da multipotencialidade e da era do propósito! Aqui você precisa ter a coragem de ser quem você é. O primeiro passo é resignificar conceitos ultrapassados e tudo que aprendemos sobre carreira, lucro e sucesso.

Multipotencial é uma pessoa com muitos interesses e possibilidades criativas. É uma palavra um pouco complicada. Fica mais fácil se a dividirmos em duas partes: “multi” e “potencial”.  

Veja o vídeo e entenda mais sobre multipotencialidade!

Também podemos usar outros termos que denotam ideia semelhante, como “polímata”, uma pessoa renascentista. Na verdade, no período renascentista, considerava-se ideal ser bem versátil em múltiplas áreas do conhecimento.

Everyone has unique gift and talents. What you love is what you were gifted at. To be completely happy. To live a fulfilled life. You have to do what you love.” — Barbara Sher que chama a multipotencialidade de indivíduos exploradores.

O futuro do trabalho é ser quem você é. Isso é ser multipotencial. Seja muito bem vindo! Você é normal e, indo além, você está se preparando para o futuro do trabalho! Nele, as carreiras convencionais deixarão de existir!

Segundo Thomas Frey, do Instituto DaVinci, 60% das profissões dominantes nos próximos 10 anos ainda não existem. E 2 bilhões de posições de trabalho tendem a desaparecer. Isso significa que 50% das profissões existentes hoje se tornarão obsoletas até 2030.

E como sobreviver se os empregos convencionais não mais existirão?

Todos temos habilidades, talentos únicos e paixão. As combinações de experiências e interesses são infinitas, gerando muita diversidade. E o principal: estão criando novas formas de viver no futuro do trabalho. Você não precisa mais ter medo de evidenciar a sua autenticidade.

Nessa minha jornada no Thank God it’s Today, tenho convivido e conhecido pessoas incríveis que, por algum momento, acharam que ser multipotencial poderia ser um problema.

Hoje elas entendem que isso é, na verdade, um grande valor. Não existe nada de errado se você não consegue encontrar um único rótulo para descrever tudo o que você faz.

A Márcia Barros, tem jornada dupla e trabalha como consultora na área de T.I.(tecnologia da informação), mas recentemente descobriu que seu grande propósito é a sua paixão de infância. A Márcia não precisou jogar tudo para o alto ou escolher entre uma profissão ou outra. Afinal, é totalmente possível conciliar seu dom realizando atendimentos de coaching astrológico e sua atuação no mundo corporativo.

A doutora Flávia Oliveira é médica pediatra, mas ama cozinhar e oferece também cursos de alimentação saudável para seus pacientes é maratonista, tem paixão por cuidar dos seus filhos, enfim, veja o que ela nos contou sobre como ser  multitarefas.

Mika Amato é mais uma super multipotencial. É administradora, já foi RH de multinacionais, é mãe e hoje, no seu momento, escolheu ser fotógrafa. Ela fez um relato de como chegou a essa conclusão lindo e emocionante. Quer saber mais? Leia no texto que ela escreveu para a gente!


Leia mais:

Gente que inspira: “Ser multitarefas… bom ou ruim?” 

Dificuldades e gratificações em conciliar duas carreiras

Multipotencialidade: a sua verdade não precisa ter um rótulo


Como separar tantas habilidades e tantos conhecimentos? E se eu for tudo isso que eu quero ser e mais um pouco? Por que é tão sofrido compreendermos nossa multipotencialidade?

No futuro do trabalho, será que precisaremos nos conformar e nos reduzir a apenas um único rótulo?

Não, não e não! A era do propósito chegou e você não precisa mais esconder sua autenticidade.

Você pode ser tudo e mais um pouco. Você é exatamente quem você é e nosso papel nesta era é te respeitar. O que no passado poderia ser uma incoerência, hoje e no futuro do trabalho, é e será visto como valor.

Adaptabilidade e criatividade são duas das principais habilidades do futuro do trabalho. E você? Topa me dizer quem você é e qual é a sua multipotencialidade?

Sou mãe ou professora? Sou jornalista, escritor, músico ou yogi? Sou engenheiro, pintor ou atleta? Sou analista de sistemas ou astrólogo? Sou engenheiro ou marketeiro? Sou médico ou chef de cozinha?

Quer saber se você tem habilidades para ser um multipotencial?

Assista ao TED da Emilie Wapnick, onde ela questiona o motivo de alguns não terem uma vocação:

Que você tenha grandes descobertas e assuma sua multipotencialidade!


Que tal começar a trabalhar a sua multipotencialidade e transformá-la em um negócio com propósito, que traga significado à sua vida? Inscreva-se no programa Empreendedorismo com Propósito!

Hugs & Kisses

Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today