Descubra como a liderança servidora pode mudar a sua vida

Queria compartilhar com vocês essas mudanças que a liderança servidora pode trazer à sua vida. Mas antes vou falar um pouco sobre o que as pessoas ainda enxergam como boa liderança.

É super normal pensar em alguns perfis bem específicos quando o assunto “liderança” surge nas rodas de conversa, palestras ou encontros. Muitas pessoas, incluindo gestores e funcionários, acreditam que para ser respeitado como líder é preciso ter uma postura inflexível, autoritária e exigente.

E apesar das muitas transformações pelas quais o mundo passou nos últimos anos, essa noção do que é ser um bom líder e gestor se mantém ainda forte em muitas empresas e espaços de trabalho.

Além dessa definição de bom líder, a crença de que existem pessoas que nascem com um “dom” de comandar e que somente elas poderiam gerir bem é outro mito que se mantém no universo corporativo e empreendedor.

É claro que existem aqueles que são conhecidos como “líderes natos”, que têm como traços de personalidade o tato e o traquejo para lidar com pessoas. Mas não são somente eles que podem ser considerados aptos para serem bons gestores.

Habilidades de liderança podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. E mais do que isso. É possível aprender uma nova forma de comandar que vise não somente a organização do seu negócio, mas um impacto positivo pessoal, profissional, individual, coletivo e social: uma liderança servidora.

Por que liderança servidora?

Acho que é este ponto pelo qual você estava esperando. “Como essa liderança servidora pode mudar tanto assim a forma como eu enxergo meu negócio, minha equipe e até a mim mesmo?”, você deve estar se perguntando.

O conceito de liderança servidora é permeado por todos os pilares positivos que já existiam na definição do que é liderar, como boa gestão, organização, compreensão, etc.. Mas incluí um novo alicerce que pode ajudar você a enxergar além da gestão: a importância de impactar positivamente o mundo ao seu redor.

Ser um líder servidor significa que a sua atuação profissional não gira em torno apenas da sua empresa e de você mesmo. Significa que você dá a devida importância para o que a sua profissão e o seu empreendimento podem trazer de positivo à sociedade.

A liderança servidora na sua vida

Liderar o seu empreendimento e servir a um propósito maior simultaneamente é super possível. E nem de longe é tão difícil quanto parece. Isso porque, cada vez mais, as empresas, corporações e negócios estão levando em conta muito mais do que o lucro. Consideram também o seu impacto social e ambiental, além de buscarem sempre um ambiente saudável para seus funcionários e clientes.

Aplicar esse novo conceito no seu dia a dia de trabalho pode ser a mudança que você precisava para conseguir a inovação que tanto buscava. Ainda que ela parecesse estar distante da sua realidade atual.

Começar a considerar como prioridade a forma como você impacta o que está ao seu redor. Isso é uma outra forma de dizer que você está vivendo com mais propósito. E empreender e trabalhar com propósito dá um novo e maior significado à sua vida e à sua profissão.

3 Dicas para você começar a colocar em prática sua liderança a partir de hoje:

1-) Seja um bom ouvinte! Ouça sem julgamento, apenas dedique o seu tempo para praticar a escuta ativa e compreender as necessidades da sua equipe e das pessoas que precisam da sua ajuda!

2-) Esteja Presente! A partir do momento que você escolher fazer parte de um projeto, estar em uma reunião, seja colaborativo e participe!

3-) Não é sobre você, mas sim como você pode impactar o outro! Como líder, seu papel é ajudar nos bastidores e servir para que os processos e as metas sejam atingidas!

Torne-se um agente de transformação

Sabe aquela frase “seja a mudança que você quer ver no mundo”? Quantas vezes você não se sentiu frustrado com alguma empresa que não considerava a experiência do cliente? Cabem na sua mão às vezes em que o produto ou serviço entregue estava longe do esperado?

Por quê não você a ser aquele que vai fazer diferente? Aquele que trabalha para alinhar o empreendedorismo com propósito, a liderança servidora e a experiência do seu cliente? E você pode começar agora!

Ainda não sabe qual o seu propósito ou como investir nele? Baixe agora o treinamento em áudio gratuito com 3 estratégias para empreender com propósito!

 

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today