Liderar é saber ouvir: 3 dicas para escutar mais

Quantas vezes não esperamos o outro terminar a frase e logo completamos com a “nossa resposta certa”? Quantas vezes interrompemos o raciocínio de alguém sem permitir que o mesmo complete o seu pensamento? Por que sempre acreditamos que a nossa resposta é melhor que a do outro? Por que a minha visão de solução do problema é melhor, mais efetiva e mais rápida e não me permite ouvir o que o outro tem a dizer? Porque não enxergamos que liderar é saber ouvir.

No momento do stress ou na ânsia de encontrar a solução, parece que apenas agimos e esquecemos de pensa. Mas preciso dizer que:

Liderar não é saber de tudo ou trazer as respostas prontas, mas sim ter a humildade de ouvir, ter o respeito de observar e ser capaz de decodificar o que o outro pode agregar. ” — Ligia Costa  

Quando assumimos papel de liderança ainda jovens, a empolgação pode ser um fator que nos atrapalha. Muita calma nessa hora!

Transformar-se em gestor significa que você acumulará funções. A proatividade em resolver tudo rapidamente, a alta performance que te fez assumir um papel de liderança deverá somar-se a novas responsabilidades e habilidades. E a principal delas é a gestão de pessoas.

Você precisa virar a chave, sair do papel de “apagar o fogo” para passar a ser o “mestre de obras”. Você precisa mudar o seu modelo mental e acreditar que aos poucos se transformará em um líder do futuro. Um líder que inspira confiança e é reconhecido pelas suas atitudes.

From me to we” guarde essa frase e lembre-se:

Não é mais sobre você e suas conquistas, mas sobre como trazer a equipe junto. Não é mais sobre resolver apenas os seus problemas, mas cuidar de pessoas. Desenvolvê-las e motivá-las para que as mesmas formem um time colaborativo. Liderar é saber ouvir e, ao mesmo tempo, ter a habilidade em ser o grande facilitador. Ajudar sua equipe encontrar soluções criativas para resolução de problema.

“Liderar não é ter poder, é servir”

Outro erro clássico e que muitos executivos cometem quando assumem papel de liderança é achar que o cargo vem com super poderes. Isso faz com que, de um dia para o outro, o executivo mude de personalidade.

Acredita-se que para ser respeitado como líder é preciso ter uma postura inflexível, autoritária e exigente. Ei, presta atenção! Você apenas assumiu uma nova responsabilidade a mais que outro. Continua sendo ser humano igualzinho. Por isso, é bom você ouvir esse segredo: saber liderar não é ter poder, é servir.

Gestão humanizada é o que fará de você um líder respeitado. Cada vez mais precisamos privilegiar o relacionamento humano, aquilo que podemos extrair das relações. Até porque aquilo que não precisamos dos humanos já está sendo substituído por inteligência artificial, robôs, automação, máquinas e é fácil lidar com isso.

O difícil é saber que empregos convencionais podem acabar em função dessa substituição. Por isso, precisamos ajudar uns aos outros em aceitar essa transição de era e de modelo mental. O que fica são as relações humanas!


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Apesar das muitas transformações radicais pelas quais o mundo passou nos últimos anos, essa noção conservadora do que é ser um bom líder e gestor se mantém forte em muitas empresas e espaços de trabalho.

É hora de mudar!

É claro que existem aqueles que são conhecidos como “líderes natos”, que têm como traços de personalidade o tato e o traquejo para lidar com pessoas. Mas não são somente eles que podem ser considerados aptos para serem bons gestores, já que liderar é saber ouvir.

Habilidades de liderança podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. E mais do que isso. É possível aprender uma nova forma de comandar que vise não somente um olhar limitado ao seu espaço. Mas busque um impacto positivo pessoal, profissional, individual, coletivo e social em sua comunidade, cidade e país.

Liderar é saber ouvir: 3 dicas para praticar a escuta ativa

Cada vez mais, as empresas, corporações e negócios estão levando em conta a produtividade sustentável, que engloba: alta performance com propósito, a gestão mais humanizada, inteligência emocional e a formação de liderança servidora.

Aplicar esse novo conceito de que liderar é saber ouvir no seu dia a dia de trabalho pode ser a mudança que você precisava para conseguir a inovação que tanto buscava. Ainda que ela parecesse estar distante da sua realidade atual.

Começar a considerar como prioridade a forma como você impacta o que está ao seu redor. Isso é uma outra maneira de dizer que você está vivendo com mais propósito. Trabalhar com propósito dá um novo e maior significado à sua vida e à sua profissão.

3 dicas para você começar a colocar em prática a escuta ativa

Escutar mais e falar menos pode não ser tão simples quanto parece. Ainda mais em espaços de trabalho marcados por divisões claras de poder. Mas a partir do momento em que você entende que liderar é saber ouvir, pode começar a buscar essa prática com mais frequência.

Separei 3 maneiras simples de integrar a escuta ativa no seu dia a dia e você pode conferi-las neste vídeo aqui! Mas se não puder assisti-lo agora, leia um breve resumo de cada uma abaixo e não deixe de salvá-lo para assistir depois.

Você pode – e deve – revisitar essas dicas sempre que sentir que aquilo que você está fazendo não está de acordo com essas dicas. E é nessa hora que você sentirá se precisa ou não de uma mudança!

1) Escute o que vem do todo. Essa parte é aquilo que você observa no clima organizacional, no ambiente corporativo. Utilize isso para entender como se portar no local de trabalho e com sua equipe.  

2) Ouça o que vem do outro. Preste atenção no que vem da liderança, das equipes, dos feedbacks… Até de uma conversa um a um é possível retirar coisas importantes, praticando a escuta ativa.

3) Escute o que vem de você. Seu coração, sua intuição, seus sentimentos… Tudo isso deve ser levado em consideração para entender que liderar é saber ouvir. Aquilo que faz parte do seu espectro pessoal também é importante na prática da escuta ativa.

Na próxima vez que você estiver em uma reunião de trabalho ou até mesmo no jantar com a sua família, escute mais e fale menos. Tome a sua decisão só após ter a percepção de que praticou a escuta ativa.


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Ligia Costa

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Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

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