Meditação e equilíbrio: prática é alternativa para alcançar foco e clareza

Meditação e equilíbrio… Cada vez mais escuto histórias e convivo com pessoas incríveis que me dizem frases antagônicas: “Quero mais coragem para viver algo novo, ao mesmo tempo tenho resistência a mudança” ou “Quero mais praticidade na minha vida, obter mais foco, mas me falta disciplina e persistência para ir em frente todos os dias”; “Pensar dá muito trabalho. Agir então… exige muito de mim!”

“Como superar de uma vez por todas as inseguranças que me deixam estagnadas”

E o principal: “Como ter coragem se vivo alimentando a dúvida em saber se vai dar certo ou não!”

E ai, como a gente resolve essa história? Por muitos anos ouvi: a resposta está dentro de você. Como assim? Eu sempre sonhei e acreditei que um dia estaria “deitada em berço esplêndido”. Eu sempre acreditei que um dia, uma alma boa surgiria com todas as respostas, montaria planos de ação perfeitos e resolveria todos os meus problemas.

Quebra de paradigmas

Saia do Piloto Automático e Mude. Como assim? “Batalhei tanto para ter conforto financeiro, intelectual e agora que estou tranquilo alguém me pede para sair do conforto?”

Quando virei mãe me disseram: “Ser mãe é padecer no paraíso e na verdade por alguns anos me sentia muito mais no alto mar do que no paraíso”.

Conhece a música Melô do Marinheiro, do Paralamas do Sucesso? Escute e quero ver a mãe que nunca se sentiu assim!

Ouvi dizer também que eu deveria começar a dizer “Não” aos outros. Que o não aos outros é o sim para mim. Gente, tudo isso é muito doido, porque na verdade sempre falei: amem a tudo e a todos.

Quanta quebra de paradigma, quanta ruptura e quanta compreensão de que somos antagônicos o tempo todo.  E ai, como a gente resolve essa história? Será que tem solução? Existem paliativos que nos ajudam a caminhar, compreendendo que a vida é como ela é e não como gostaríamos que ela fosse.

“O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher”. A citação é do livro O Alquimista, do Paulo Coelho.

Medite agora

O mais incrível de tudo isso: sim, é possível você começar a meditar ainda hoje. Pode começar agora, seja sozinho ou com o suporte de meditações guiadas para ajudar você nesta prática. Meditação e equilíbrio andam sempre juntos.

Três dicas super bacanas para você começar hoje:

PRÁTICA DE ATENÇÃO PLENA: Criei esse vídeo com uma prática muito utilizada no mindfulness para você começar a usar a meditação para resgatar o seu foco e dizer adeus às distrações do dia a dia! Assista e se inscreva no canal do TGI Today para receber os vídeos em primeira mão!

Ah, seria fácil demais largarmos tudo e ficarmos de ponta cabeça no topo da montanha, mas a realidade não é essa. Não adianta esperar ou idealizar o melhor momento para iniciar sua prática de meditação e equilíbrio. Ir ao Tibet, virar monge, viajar para a Índia pode ser um pouco distante e mais um fator pelo qual você continuará a deixar para depois aquilo que você tanto deseja.

Antes de terminar este texto, respire profundamente e saiba que estou muito grata em ter você aqui comigo. Se você acredita que pode ajudar alguém, compartilhe respiração e inspiração enviando este texto para milhares de pessoas.

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O segredo é respirar

Eu me arrisco a dizer que o segredo da felicidade é RESPIRAR. Saber respirar e observar sua respiração acalma seus batimentos cardíacos, silencia seus pensamentos e nos permite viver e sentir o momento presente.

Dia após dia, tenho aprendido que, para nos equilibrarmos, nos reconectarmos com a nossa verdade, valores e o que faz sentido para cada um de nós, é necessário nos centrarmos e respirarmos. Meditação e equilíbrio são a chave.

Respirar leva você a um processo de meditação. Concentrar-se na sua inspiração e expiração é uma dica enorme para ajudar você em suas escolhas, decisões e compreensão do seu EU.

Meditação e equilíbrio

Acredito que meditar não é parar de pensar. Meditar não é esvaziar a mente. O cérebro não para de funcionar. Aos poucos os pensamentos vão diminuindo e a mente vai se esvaziando por ela mesma. Isto se chama mindfulness*

Será que é possível nos equilibrarmos diante do caos, do governo corrupto, das mentiras, do dia a dia estressante, do trânsito caótico, enfim, frente a todas as atividades corriqueiras da nossa rotina com todas as nossas vulnerabilidades, antagonismos e medos?

Posso afirmar que sim. O centramento é fazer você retomar a sua consciência e estar pleno no momento presente. É ter equilíbrio para tomar as melhores decisões, fazer uma apresentação incrível, expor suas ideias, vender com maestria, não tremer antes de falar em público, de participar de um jogo importante. Tudo isso é possível quando estamos equilibrados e alinhados com nossos valores, mesmo diante da loucura do dia a dia.

Informação Científica:

*Mindfulness é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstâncias difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

O termo Mindfulness tem suas origens no budismo e existem estudos científicos de resultados comprovados. Dentre os programas de intervenção baseados em Mindfulness  mais conhecidos e bem  estruturados, estão:

– Mindfulness-Based Stress Reduction (Programa de redução de estresse baseado em Mindfulness), do professor da Universidade de Massachusetts  Jon Kabat-Zinn (EUA),

– Mindfulness-Based Cognitive Therapy  (Terapia cognitiva  baseada em Mindfulness), do professor da Universidade de Oxford, Mark Williams (UK)

– Mindfulness-Based for Pain and Illness (Mindfulness para dor e doenças), de Vidyamala Burch do Instituto Breathworks (UK).


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Ligia Costa

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