Gente que inspira: “Qual mindset está guiando a sua vida?”

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre a importância de cultivar um mindset de aprendizagem. Esse hábito tem o poder de mudar a forma como enxergamos a nós mesmos, o nosso entorno e as nossas derrotas!

Na nossa coluna, a pediatra Flávia Oliveira conta um pouco sobre como foi a sua experiência em perceber que o mindset que estava regendo a sua vida não era bem o que ela buscava de verdade. Vem com a gente!


Qual mindset está guiando a sua vida?

Quando você percebe que a cabeça comanda o resto, mas não só da boca para fora, e internaliza esse conceito firmemente, parece que o mundo não é mais o mesmo.

Há alguns meses comprei um livro despretensiosamente: “Mindset – A nova psicologia do sucesso”. Num primeiro momento pode parecer um título sensacionalista, mas conforme as páginas foram passando, muitas coisas fizeram sentido para mim.

Sempre soube que, para conseguir algo, teria que me esforçar para tal. Aprendi desde criança, na vida de esportista, que a dedicação, o processo para se alcançar um objetivo, era a base de tudo.

E hoje sei que o processo é mais importante e até mais interessante que o próprio resultado final. Mas até que ponto as pessoas encaram o esforço como positivo ou negativo?

O mindset pode ser dividido em 2 tipos: de crescimento ou fixo. No mindset fixo, o esforço é visto com um certo grau de fraqueza. As capacidades são inatas e imutáveis.

Você nasceu com um dom, então por que se esforçar? Por que se expor e colocar seu “dom” à prova frente a novos desafios? Melhor ficar na zona de conforto, com certeza!

No mindset de crescimento, o pensamento é voltado para o esforço como meio de ascensão para quaisquer capacidades. As dificuldades não são obstáculos, mas ferramentas para evolução.

Em 2016, quando fiz o Business Academy com a Ligia Costa, indiretamente trabalhamos meu mindset pessoal para transformar meu mindset de negócio. Então entendi que o meu negócio deveria estar alinhado ao meu próprio eu.

Qual mindset guia a sua vida? - TGI Today

Assim como nas instruções que ouvimos quando viajamos de avião: “coloque primeiro a máscara em si para depois ajudar quem está a seu lado”, você não pode seguir uma ideia de business se, em primeiro lugar, você não estiver conectado intimamente consigo mesmo.

A melhor viagem é para dentro de si mesmo

O Business Academy foi uma viagem para dentro de mim mesma e, independentemente do motivo relacionado aos negócios, o crescimento pessoal que tive deixou marcas que durarão para sempre.

O autoconhecimento proporciona um controle maior do nosso propósito, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Definir que tipo de mindset tem mais a ver com você e quais são as situações gatilho que desencadeiam essa postura é fundamental.

Não é fácil olhar para dentro de si e concluir que muitas das coisas negativas que acontecem em sua vida são fruto de más escolhas que VOCÊ mesmo fez.

Acabamos na maioria das vezes arranjando “desculpas” por determinado “ fracasso”. Mas a realidade é que, em muitos casos, nós desencadeamos isso, através de nosso pensamento sobre nós mesmos.

Quando algo não sai como o planejado, qual é a sua atitude? Está mais para pensar “isso não era pra mim mesmo”? Mais próximo de “essa avaliação foi injusta, não concordo com essas críticas!”? Ou então “Vou avaliar a situação e rever os pontos que podem ser mais trabalhados e me esforçar mais”?

Percebe como um único pensamento pode nos levar a um caminho totalmente diferente? A autoavaliação é diária, deve ser um hábito. E cada vez que um pensamento de mindset fixo se aproximar, você deve procurar ferramentas para redirecionar seu cérebro para o mindset de crescimento.

Estamos em eterna construção. Somos seres mutáveis e por isso não é justo ficarmos abraçados a nossas próprias convicções só porque em algum momento acreditamos ser esse o caminho. Sempre podemos mudar de ideia. Sempre podemos mudar a direção. Sempre devemos buscar a melhor versão de nós mesmos” ⎯ Ligia Costa

 

Que tal marcar um encontro com você mesmo? Garanto que não vai se arrepender 😊


Flávia Oliveira - MindsetFLÁVIA OLIVEIRA, 40 anos, é mãe de dois meninos lindos (Lucas, mais conhecido como Luck, de 7 anos, e Pedro, o Pedroca, de 4 anos). Pediatra, filha, esposa, atleta amadora, boleira nas horas vagas, amiga… Entenderam o porquê do título “Multitarefas”? Suas mil faces estão no Instagram @dra.flaviapediatra e na página no Facebook Pediatra Flavia Oliveira

 

*O conteúdo publicado acima é de inteira responsabilidade de seu autor. As opiniões nele emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Thank God It’s Today.

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today