A nova era de empresas com essência que querem mais do que lucro

Quem somos nós? Para onde vamos? O que representamos? Quais os nossos diferenciais? Quem impactamos? Por que existimos? Essas são as perguntas mais representativas que os líderes de uma empresa podem fazer a si mesmos e às suas equipes para saber se seus negócios são empresas com essência.

Mergulhados na operação do dia a dia e tendo como principal foco sua sobrevivência, muitos dos líderes não conseguem investir tempo para refletir sobre o valor essencial de seu negócio. Dias, meses, anos passam e, ao se darem conta, empresas esqueceram sua personalidade e apenas correm atrás de gerar retorno financeiro a qualquer custo.

O resultado

Insatisfação, stress, alto turn over e pessoas infelizes. É assim que a grande maioria das empresas e dos indivíduos vive, sente e atua nos dias de hoje quando elas não são empresas com essência.

A boa notícia é que estamos entrando um uma nova era. A era da busca pela essência e o reencontro do propósito corporativo. Sair do círculo vicioso e entrar no círculo virtuoso exige coragem, astúcia e liderança autêntica, preocupada com o coletivo e não apenas com o próprio umbigo.

Essência é fundamental

Empresas com essência tem alma, são formadas por líderes conscientes de seu poder pessoal. Empresas com essência conseguem transcender os limites físicos, tocam o coração de seus clientes, funcionários, fornecedores e parceiros.

É um papo quase filosófico. O que vem antes: a essência da empresa ou a essência dos funcionários? Será que a empresa com essência é formada pela soma da essência dos funcionários ou a essência da empresa impacta a essência do indivíduo?

Arrisco-me a responder dizendo que existe sinergia e que não importa a ordem dos fatores. Tudo está em movimento: a soma do indivíduo e da empresa converge. A partir daí, forma a essência de uma empresa. Está tudo interligado em um trabalho integrado e único.

Alegria, entrega, satisfação pessoal, motivação, respeito e felicidade. É assim que funcionários de uma empresa com essência sentem. Trabalham com a percepção de estar contribuindo para uma missão.

Empresas com essência tem propósito e compreendem que podem solucionar problemas do mundo, através da criação de produtos e serviços que certamente vão ajudar pessoas a resolverem seus problemas. São empresas preocupadas com “o porquê” e não apenas com o “como”. São empresas que entendem que através da compreensão do seu propósito vão gerar cada vez mais lucro.

Utopia ou realidade? Você escolhe e você tem todos os dias o livre arbítrio para escolher como conduzir sua empresa, suas metas, sua família e a sua vida.

Thank God it’s Today!

Porque aqui acreditamos que existe um novo mundo, existem novas pessoas e o modelo de negócio deve muda ainda hoje!

Todo dia é o grande dia de irmos em busca dos nossos sonhos e criarmos um business com propósito e lucrativo!

Consulte nossa equipe para conhecer a metodologia de trabalho, workshops, cases e palestras sobre o propósito corporativo.


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

 

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today