5 frases para desenvolver o pensamento de alta performance

Sempre que você pensa na palavra “inimigo”, a imagem imediata que vem à sua cabeça é a de uma outra pessoa, acertei? Mas e se eu te dissesse que o nosso principal inimigo de todos os dias é ninguém menos que a gente mesmo? Especialmente quando a gente fala em buscar um pensamento de alta performance.

Mas o que é exatamente esse pensamento de alta performance que tanto se tem ouvido falar ultimamente e quais os benefícios que ele pode trazer para a nossa vida pessoal e profissional?

Do termo em inglês growth mindset, conceito desenvolvido por Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, a mentalidade de crescimento ou pensamento de alta performance é a crença de que nossas qualidades podem ser mudadas e que tanto nossas habilidades, quanto nossa inteligência, podem ser desenvolvidas.

Já o oposto disso é conhecido como fixed mind ou mentalidade fixa, que diz que todos os nossos pensamentos, habilidades e inteligência são inatos e que, portanto, não podem ser desenvolvidos.

Em uma TED Talk, Carol comentou sobre uma experiência que realizou que ilustra muito bem os dois conceitos:

“Eu queria ver como crianças de 10 anos lidavam com desafios e dificuldades, então eu ofereci a elas problemas que eram ligeiramente difíceis demais para sua idade. Algumas reagiram de maneira surpreendentemente positiva. Disseram coisas como: ‘Adoro um desafio’, ou: ‘Sabe, eu esperava que isso fosse informativo’. Elas entenderam que suas habilidades poderiam ser desenvolvidas. Elas tinham o que eu chamo de mentalidade do crescimento. Mas outros alunos acharam trágico, catastrófico. Da perspectiva de sua mentalidade mais fixa, sua inteligência havia sido posta a julgamento e elas fracassaram. Em vez de se relegarem no poder do ainda, elas foram agarradas pela tirania do agora.”

Quando dar uma virada na minha vida não era mais uma vontade, mas uma necessidade, precisei redescobrir a minha identidade enquanto pessoa, mãe, esposa e empreendedora. E o que me impedia de duvidar das minhas capacidades? Saber que eu podia reinventá-las e desenvolvê-las de acordo com as minhas necessidades!

5 frases para deixar de lado e conseguir desenvolver um pensamento de alta performance

Nunca é tarde para aprender uma nova habilidade, treinar aquele idioma que está enferrujado ou até mudar de carreira. Mas para que as suas chances de sucesso sejam maiores, é preciso que o seu pensamento também acompanhe toda essa evolução e mudança.

Dê o play no vídeo e descubra como começar desenvolver o pensamento de alta performance!

Praticar o pensamento de alta performance é um processo que precisa ser estimulado todos os dias para que dê resultados positivos. E como fazer isso? Listei 5 frases que eu substitui na minha cabeça e que você também deveria se quiser começar a aplicar o pensamento de alta performance na sua vida! Vamos lá?

1) Troque o “isto não é para mim” por “como essa informação me serviria?”

Nada na vida é somente preto e branco! Existe uma zona cinza que pode ser explorada e que muitas vezes é ignorada por acreditarmos que não somos capazes ou que algo simplesmente não é para nós.

Toda a informação e habilidade é válida. Entender que tudo pode nos servir de alguma forma, por mais diferente que seja do que estejamos acostumados, faz parte do desenvolvimento de um pensamento de alta performance.

Com a ideia de que podemos aperfeiçoar ou criar uma habilidade constantemente presente em nossos pensamentos, deixamos de lado a mentalidade fixa para fazermos parte do grupo de pensadores de alta performance.

2) Ao invés de dizer “já sou velho demais para mudar”, pense “a cada dia tenho mais experiência e posso mudar para aprender testar mais”

Envelhecer pode ser difícil em uma sociedade que nos diz a todo o momento que apenas o que é novo é bom. E isso se aplica tanto a objetos, quanto a pessoas, infelizmente. Mas quem disse que eles estão certos?

A cada aniversário que fazemos, acumulam-se mais experiências e mais conhecimento. Que podemos compartilhar, desenvolver e ampliar. Utilize o pensamento de alta performance e a mentalidade de crescimento para reconhecer o valor da sua experiência. E não se deixe abater por não ter mais 20 anos. Quem tem 20 é legal, mas quem disse que quem já tem 50 também não é?

3) Não pense “Não sou merecedor, não tenho direito”. Creia sempre em “tenho direito e sou capaz de aprender”

Autopiedade é um sentimento muito comum da mentalidade fixa, especialmente quando nos sentimos desmotivados. Acreditamos que somos as pessoas mais desafortunadas do mundo e que por algum motivo merecemos o sofrimento.

Por mais que seja um local mental muito confortável, ter pena de si mesmo não leva a lugar algum. E pessoas que desejam ter um pensamento de alta performance precisam saber disso. Tenha sempre em mente que você merece tudo aquilo que conquistou. E que todos os obstáculos que aparecem em seu caminho são apenas para fazê-lo mais forte e experiente.

4) “Sempre fui assim e vou continuar sendo”? Que tal “Como posso criar uma nova estratégia para pensar diferente?”

Somos seres de hábitos e é muito fácil ficar apegado a uma rotina, opinião ou forma de trabalhar. Especialmente se o fazemos por anos seguidamente. Mas e quando algum dos nossos hábitos profissionais ou pessoais acabam fazendo mais mal do que bem?

É importante reconhecer o peso da experiência, mas também é preciso saber a hora de mudar. Nem todas as mudanças são ruins, muito pelo contrário. Conhecer novas formas de ver o seu trabalho, sua casa, sua família e até seus hábitos pessoais pode trazer mais qualidade de vida para você.

Assim como novas oportunidades. Manter-se sempre atualizado e antenado no que acontece mostra que você tem um interesse genuíno em ser o melhor que pode ser e não apenas fazer o mínimo.

5) Evite o “isto é ridículo, está errado”  Passe a pensar “o erro é também uma oportunidade de crescimento”

O pensamento de alta performance tem uma coisa que eu gosto muito. Ele permite que você seja mais gentil consigo mesmo. A cobrança, quando excessiva, deixa de ter o efeito positivo de um estímulo mais assertivo. Ela passa a ser um peso a mais na nossa rotina, ainda mais quando vem de dentro de nós.

Errar faz parte de tudo na vida. Mas depende apenas de nós mesmos enxergar esse erro de forma positiva. E transformá-lo em algo que agregue valor às nossas experiências e conhecimentos.

E quando você troca a mentalidade fixa pelo pensamento de alta performance, o erro deixa de ser visto meramente como uma falha qualquer. Ele passa a assumir o papel de oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

 

Viu como a vida pode ficar bem mais leve quando temos o pensamento de alta performance a nosso favor? Aposto que você também quer viver essa leveza! Então não deixa para amanhã, não! Comece já a substituir algumas dessas frases e depois venha me contar como isso impactou sua vida!

 

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today