Gente que inspira: “O desafio de sair da zona de conforto”

Deixar de lado nossos hábitos e sair da zona de conforto pode ser um desafio, especialmente quando precisamos de novos ares na vida pessoal e profissional. Na nossa coluna “Gente que inspira” desse post o nosso convidado, o empreendedor Juan O’Keeffe, trouxe algumas dicas práticas que você pode implementar a partir de agora para abrir espaço para novos desafios! Vamos lá?


O desafio de sair da zona de conforto

Nosso dia é feito de rotinas. Tem coisas que nos acostumamos a fazer e aprendemos a realizá-las muito bem. O trabalho é um exemplo. No início da carreira, tudo é novo e complicado. Com o passar do tempo ganhamos experiência e atividades que antes eram difíceis se tornam muito mais simples de serem executadas. Por isso, sair da zona de conforto é tão difícil.

Uma vez que tenhamos atingido esse ponto, nos sentimos confortáveis em fazer aquela atividade que antes era estressante. Essa é a nossa zona de conforto. Estamos nessa zona justamente quando queremos continuar na rotina que nos acostumamos. Claro, é uma sensação boa ficar dessa forma. Gera paz e tranquilidade. Evitamos fazer esforço ao não buscar novos desafios. Isso é aparentemente uma ótima ideia. Mas será mesmo?

Por que a zona de conforto não é tão boa quanto parece?

O problema de ficar na zona de conforto é que não crescemos. Paramos de nos desenvolver. Você só se tornou bom no que faz porque um dia se esforçou e batalhou para chegar lá. Se quiser continuar se desenvolvendo precisará continuar observando quando está novamente na hora de se puxar novamente.

E como sair da zona de conforto?

Para sair da zona de conforto é necessário estar disposto a encarar os seus medos. Para crescermos em alguma área da vida, é preciso ir na direção do desconhecido. Isso naturalmente gera um certo medo. Principalmente quando a decepção já fez parte de outras experiências do passado.

1) Não tenha medo de errar e de mudar

Mas o que aconteceu não necessariamente é o que vai acontecer no futuro. Pelo contrário, quanto mais se tentar e mais errar, mais estamos próximos de alcançar o nosso objetivo. É como andar de bicicleta. Tem que cair várias vezes até conseguir sair andando.

Outra coisa é mudar a rotina. A rotina faz parte da vida da maioria de nós. Cada um com a sua, mas geralmente os dias são relativamente bem semelhantes quando vivemos uma rotina. Sempre o mesmo trabalho, mesmos colegas, mesmos horários de almoçar, jantar e até de tomar banho. Ter a vida de forma regrada e organizada traz conforto. Mas se tudo está fácil, pode ser hora de dar uma chacoalhada. De fazer algo novo e diferente. Inclua uma outra atividade na rotina. Pode ser um novo esporte, aprender a desenhar ou escrever, por exemplo.

2) Se desafie todos os dias e trace metas

Criar desafios profissionais é outra forma de driblar a zona de conforto Se as coisas estão muito estáveis no trabalho, provavelmente você já chegou onde era possível. Então pode ser uma excelente hora de estabelecer um novo objetivo. Se especializar mais, batalhar uma promoção ou criar um negócio.

Estabelecer metas pessoais é outra alternativa possível. Do ponto de vista da saúde, muita gente acaba deixando de lado o bem estar físico e mental e abandona a saúde. Traçar uma meta de viver uma vida mais saudável pode ser uma maneira de se desafiar e sair da zona de conforto.

Se você é uma pessoa tímida e gosta de ficar confortavelmente escondida no seu canto, aqui existe uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Se sentir que precisa desenvolver mais essa área, você pode tentar se engajar em mais conversas no dia a dia. No começo pode ser difícil, algo que você normalmente não faria. Mas não subestime seu potencial. É apenas parte do processo de evolução.

Diversas são as áreas em que vivemos uma rotina e se tornam automáticas no nosso dia a dia. Quem continua fazendo o mesmo, tem os mesmos resultados. Se você quer mudar a sua vida para melhor, precisa se desafiar e sair da zona de conforto. Buscar a mudança para conseguir o melhor para sua vida.


JUAN O’KEEFFE é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog Evolução Pessoal. Bacharel e mestre em Administração de Empresas têm vasta experiência atuando em multinacionais Fortune 500.

 

 

*O conteúdo publicado acima é de inteira responsabilidade de seu autor. As opiniões nele emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Thank God It’s Today.

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today