Satisfação no trabalho: descubra como encontrar a sua

Propósito, buscar mais satisfação no trabalho… Tópicos que vêm sendo discutidos globalmente. O índice de insatisfação de vida e dentro das organizações não é apenas privilégio dos brasileiros que enfrentaram recentemente crises econômicas, éticas, morais, desemprego mas, sim, um tema comum.

O mundo está em crise. Segundo Otto Scharmer, fundador do Presence Institute, estamos enfrentando 3 grandes crises:

Self Nature: Crise relacionada a ecologia e sustentabilidade, sobre como nós nos relacionamos com a natureza, com o planeta e com a sustentabilidade.

Self Others: Crise social relacionada com a forma que lidamos com a tecnologia, com a economia, com a liderança e com o consumismo

Self Self: Crise espiritual sobre como lidamos com nossa auto responsabilidade, com a gente mesmo, com assumir a nossa essência.

Estamos passando por um momento de transição no mundo, uma fase de questionamentos e, ao mesmo tempo, de evolução da consciência de cada indivíduo que habita nosso planeta.  Quero trazer para vocês uma pesquisa realizada pelo MIT e 2016 (MIT SLOAN Management review, summer 2016), resultado de 135 entrevistados, em diferentes carreiras e profissões sobre satisfação no trabalho.

A principal questão pesquisada foi: quais os fatores que criam ou destroem o senso de significado no trabalho? Os resultados estavam relacionados a sentir motivação, ter um bom espaço de trabalho e que estimule seu desenvolvimento.

– O significado no trabalho tende a ser algo que funcionários descobrem por si mesmos;

– A falta de motivação e significado no trabalho é com frequência um resultado de como os funcionários são tratados;

– O grande desafio para os novos líderes é criar um ambiente propício ao desenvolvimento do significado;

Pensar nesses três itens mostra como o trabalho com significado vai além do espaço e do trabalho em si, porque está relacionado às necessidades da sua vida pessoal como um todo. Ter satisfação no trabalho é quando os indivíduos percebem uma conexão autêntica entre as obras e um propósito de vida transcendente mais amplo além do eu.

Sentir que o seu potencial está sendo utilizado naquilo que você faz e que o seu trabalho e o ambiente no qual você o realiza permitem que a sua criatividade aflore, fique em evidência e dê ainda mais brilho ao que está sendo realizado.

Satisfação no trabalho: qual o sentido de estar realizando isso?

Se você não está fazendo aquilo que ama, eventualmente vai acabar se perguntando: “o que estou fazendo aqui?” ou “qual o sentido de estar trabalhando nisso?”. Ter satisfação no trabalho está intimamente ligado a ter uma resposta pronta para essas perguntas.

E não somente uma resposta automática. Sabe aquela que você costuma dar aos seus conhecidos e até para si mesmo? Quando você tenta se convencer de que se sente realizado com aquilo que te traz infelicidade?

É necessário ter uma resposta verdadeira e válida para essas perguntas porque é ela que vai te fazer querer levantar da cama todos os dias para ir trabalhar. É o seu significado, o seu propósito, o motivo de você escolher sempre seguir em frente todos os dias.

É como se você entendesse que você está no lugar certo, na engrenagem certa, contribuindo para que tudo aconteça e flua de forma natural. Quando você se pergunta: por que estou realizando esse trabalho? E você sabe responder a essa pergunta e essa resposta está relacionada à sua atitude, ao seu engajamento e à sensação de pertencimento. Vai além de aspectos financeiros. Você deixa de enxergar o que faz apenas como uma fonte de renda.

Um trabalho sem significado se torna mais “evidente” e “importante” que retorno financeiro, oportunidades de promoção ou condições de trabalho. Um trabalho sem significado ressoa no âmago do indivíduo, é totalmente pessoal.

Um trabalho com significado é aquele no qual o indivíduo percebe uma conexão autêntica entre o trabalho. E que aquilo que ele faz transcende seu propósito de vida para além de si próprio.

Os 5 pilares de um trabalho com significado

A gente sempre gosta de ter uma lista daquilo que podemos fazer para atingir nossos objetivos, não é? Eu mesma amo fazer listas e ver cada item delas ser cumprido. Por isso, separei os 5 principais pilares de um trabalho com significado. Assim você pode começar hoje a analisar o seu.

Revisite essa lista sempre que sentir que aquilo que você está fazendo não preenche requisitos suficientes. É nesta hora que você sente que precisa de uma mudança!

1) Transcendência do eu: quando você vê que o seu trabalho tem impacto no outro, no grupo ou na comunidade, como quando você vê como o seu trabalho ajudou alguém a ser bem sucedido.

2) Plenitude: um momento mais reflexivo, no qual você tem histórias de momentos nos quais viu todo o significado do seu trabalho ali, bem na sua frente. Sentir que fez a diferença na vida de alguém.

3) Épico: ter momentos de experiência incríveis, mas também ter a maturidade emocional suficiente para entender que eles não duram para sempre e, por isso, aproveitá-los ao máximo enquanto estão acontecendo.

4) Retrospectiva: este é o espaço onde você se permite entender tudo aquilo que já realizou na vida. Ao falar sobre nossas conquistas, por exemplo, é possível rever nossas metas. Além de fazer pausas quando necessário, percebendo onde estão nossos erros e acertos. Ver onde eles estão também permite perceber de que forma eles impactaram nossas vidas.

5) Pessoal: quando aquilo que você faz está relacionado a suas experiências pessoais, quando você consegue usar a sua linha da vida, seus eventos pessoais e entender que tudo está de certa forma integrado!

Satisfação no trabalho é um tópico cada vez mais discutido. Isso porque cada vez mais pessoas enxergam a sua vital importância na manutenção de boas empresas e bons resultados. Você está satisfeito com seu trabalho? Deixa para mim seu comentário, vou adorar ler sua história!


Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 95074-3084 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today