4 dicas para você superar a crise e melhorar sua vida

Falamos de crise do cenário macro econômico e político no país como sendo o único problema do momento. Mas não é. Talvez o maior problema seja o fato de não focarmos naquilo que temos controle e que podemos melhorar hoje para superar a crise.

Ela é um fato. Vivemos não apenas uma crise de natureza econômica, como uma crise de confiança. Existe um cenário real, onde o índice de crescimento do país não se regularizará rapidamente e o impacto das dívidas públicas vai também desencadear uma nova crise financeira que afetará as próximas gerações.

Foco na solução

Compreendo o momento do país e entendo também que está situação de crise gera insegurança, medos, e discussões infindáveis. Por outro lado, questiono sobre o porquê de não focarmos exatamente naquilo que temos controle e observarmos tudo o que vivemos diariamente, para superar a crise, seja ela qual for.

 

“Tudo que nos desconforta e nos desequilibra é considerado crise”

Ligia Costa

São consideradas crises: as demissões que sempre existiram, as perdas de entes familiares que acontecem diariamente, as rupturas de relacionamentos, as quebras de confiança, os problemas de saúde, entre inúmeras outras situações que enfrentamos todos os dias.

E o que você fará? O que você tem feito? Como encarar? Como encontrar coragem e confiança frente a cenários que nos desafiam, nos entristecem e nos desencorajam.

 Qual o seu Plano B para encarar e superar a crise de todos os dias?

Compartilho algumas sugestões para que você faça a sua parte e entenda que, ao fazer sua parte, você estará impactando positivamente o coletivo. Sua atitude positiva ajudará na superação de mais um desafio, transformando o seu plano B em plano A.

1 – Encare o fato de frente

A crise nos obriga a mudar a maneira como vivemos. A crise não muda o mundo, mas sim a nossa reação diante dela. É hora de deixarmos de lado a preocupação obsessiva com o ambiente externo e olharmos para as crises latentes que acontecem diariamente dentro da nossa casa e do nosso ambiente profissional. Somente assim nós conseguiremos superar a crise, seja ela qual for.

2 – Crie coragem para enfrentar qualquer crise

Compreenda que você vai criar a coragem a partir do momento que você for coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. É hora de ser verdadeiro com si próprio, com seus valores, suas verdades e sentimentos. Esta coragem e verdade certamente vão gerar confiança, uma vontade incrível de colocar e viver diariamente dentro destes valores e deste novo significado.

3 – Tenha plano de ação e planejamento estratégico para sua carreira profissional e para sua vida

Pratique visão estratégica, ou seja, esteja atento para projetar no tempo os resultados que se pretende atingir no futuro. Tenha a consciência do impacto que diferentes atitudes terão no resultado que se pretende alcançar, na carreira ou no negócio da empresa. Você é o grande responsável pelo seu sucesso ou fracasso, então, trabalhe para si próprio e desenhe seu plano estratégico.

4 – Foque naquilo que você controla

As crises continuarão a existir, problemas estarão sempre aí. Foque apenas naquilo que você controla. Invista tempo e energia naquilo que é relevante para você. Trabalhe a atitude positiva para encarar a crise, observe-a e crie um plano para sair da crise rapidamente e agir.

Tenha uma ótima semana, faça a sua parte, porque aqui no TGI Today, 1:1=milhões.

Obrigada pela confiança, deixe seu comentário para mim e envie perguntas para [email protected] que terei o maior prazer em respondê-las.

 

Gostou? Então comente, compartilhe e ative as notificações clicando no sininho ali no canto para receber novos textos em primeira mão no seu e-mail. Você também pode fazer parte da nossa lista VIP do WhatsApp! Mande “Sou VIP” para o número +55 11 99819-2758 e tenha no seu celular as novidades do TGI Today!

 

HUGS & KISSES
Ligia Costa

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today