Gente que inspira: “Vida sustentável e com propósito é possível”

O texto da nossa coluna de hoje fala de um assunto que eu acho muito importante e que nem sempre tem o devido espaço quando falamos de carreira: uma vida sustentável.

No dia a dia, vivemos nossa vida e não a analisamos, né? Mas sempre que possível é bom parar e refletir sobre os caminhos que trilhamos, para onde eles nos levam… E, acima de tudo, se eles podem se sustentar de forma saudável.

Qual o impacto daquele trabalho estressante na sua vida a longo prazo? E daquele sentimento de falta de propósito que insiste em te acompanhar sempre que você acorda e vai dormir?

Te convido hoje a fazer essa reflexão super importante com o texto do queridíssimo Cari Mello!


Vida sustentável e com propósito é possível

Da mesma forma que empresas exponenciais crescem como foguetes e caem como bombas, a saúde física, emocional, mental e espiritual das pessoas também. Vivemos momentos de grandes mudanças e isso leva a uma montanha-russa interna que mina nossa resistência.

Olhando para esta realidade, percebo que precisamos, sim, falar de propósito, significado na vida e compartilhamento. Mas voltando tudo isso para a construção de uma vida sustentável. Uma vida com mais equilíbrio a longo prazo.

Quando falamos de sustentabilidade é normal logo associamos a palavra a ações que fazem bom uso dos recursos naturais da Terra. Porém, o conceito de sustentabilidade vem se tornando muito mais amplo. Ser sustentável é também dar suporte para que algo ou alguém desenvolva algum processo ou tarefa de forma estável e saudável.

O termo “sustentabilidade” tem origem no latim sustentare, que significa sustentar, apoiar e conservar. Por este motivo, o movimento do desenvolvimento sustentável em todas as áreas vem sendo defendido mais frequentemente.

Essa busca por modelos mais sustentáveis acontece não porque é correto, mas porque leva a uma vida mais saudável e a uma lucratividade mais estável para as empresas.

Não podemos mais ter metas estressantes e irreais no sentido humano. Quanto custa “repor” um profissional que pare de produzir? E como “repor” seu papel de pai, marido, amigo e cidadão?

Comecei esta reflexão falando do exponencial. Podemos incluir nele micro-momentos e outros conceitos baseados no curto prazo. Acho isso válido, pois temos que ter objetivos de curto prazo, mas não viver apenas com eles em mente.

Também vivemos para anseios e objetivos de longo prazo. Não basta virar a chave na cabeça de alguém para que ela mude e transforme sua vida. Somos humanos e humanos precisam de tempo.

Mudança positiva é mudança compreendida

Qualquer mudança de comportamento, para ser efetiva, precisa de tempo para acontecer. Da mesma forma, ninguém se torna um esportista profissional de uma hora para outra. Quando é exigida melhoria de performance, ela precisa ser acompanhada do entendimento de que tempo é necessário para nos aperfeiçoarmos.

Falo isso com conhecimento de causa. Vivi um burnout aos 40 anos que me tirou de qualquer atividade por um ano inteiro. Perdi tudo o que havia construído em termos materiais.

Mas o pior foi viver a tensão de não conseguir mais produzir e viver sentando em um sofá. Hoje, quase 20 anos depois, vejo que aquele momento de angústia, que parecia ser infinito, foi a grande oportunidade de revisar meus valores.

E de construir um enorme respeito pela palavra “sustentável”, pois entendi na prática o que é viver de forma insustentável e estressante.

9 dicas para ter uma vida sustentável a partir de agora

Quando comento com as pessoas sobre essa chamada vida sustentável, me perguntam como é isso na prática. Costumo dizer que basta observar as dicas abaixo, que já é um bom começo, para ser sustentável na sua vida e carreira.

  1. 1) Tenha um propósito maior na vida. Lembre-se sempre que propósito não é missão, é algo que te move.
  2. 2) Aprenda a dar mais do que receber. É gratificante e renovador.
  3. 3) Não se esqueça de que sua vida é resultado de suas escolhas. Ninguém pode ser responsabilizado por isso além de você mesmo.
  4. 4) Seja relevante. Cause impacto na sociedade e faça amigos genuínos.
  5. 5) O passado é apenas uma lembrança. Não se culpe, aprenda com ele.
  6. 6) O futuro não é um lugar desconhecido. É o resultado de suas escolhas no presente. Não seja ansioso.
  7. 7) Busque atividades profissionais que tenham significado. Assim você nunca vai querer se aposentar ou se cansar.
  8. 8) Medite e reze. Sua alma precisa de musculatura espiritual.
  9. 9) Seja alegre, faça exercícios, leia, cante e tenha uma alimentação saudável.

Uma vida sustentável, seja no âmbito pessoal ou profissional, é uma vida que pode te levar além de 3 dígitos de idade com qualidade de vida, com consistência e prazer. Uma vida de alta performance no seu negócio ou para a empresa em que trabalha.

Enquanto não desenvolvermos essa cultura, nossa sociedade continuará a ser refém de antidepressivos, cujo consumo cresce a cada ano, além de calmantes, remédios para emagrecer e outros remendos para o corpo e a alma.

Vivi o inferno e aprendi a construir um céu que não possa cair na minha cabeça. Não cai porque está sustentado por pilares sutis baseados em desejar genuinamente melhorar a cada dia e ajudar a quem queira.

Busco ser relevante em cada atividade que faço e hoje olho para trás e tenho orgulho das minhas escolhas.

Sua vida é o seu legado

Um legado relevante e inspirador é medido projetando quantas pessoas vão se lembrar de nós e por quanto tempo após morrermos. Comece hoje, pois você não sabe se estará aqui amanhã. Nunca é tarde para começar!


Gente que inspira: "Vida sustentável e com propósito é possível" - TGI TodayCARI MELLO atua como Coach desde 2004, através de uma metodologia própria baseada no “Conceito CARI de Produtividade Sustentável na vida e no trabalho”. Formado em Coaching pelo Instituto Holos e graduado em Matemática com bacharelado em Computação pela FMU – SP. Desde 1997 é um estudioso do comportamento humano e de novos modelos de gestão de pessoas, baseado numa visão de mundo ampla, integrada e humanizada.

 

*O conteúdo publicado acima é de inteira responsabilidade de seu autor. As opiniões nele emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Thank God It’s Today.

Atualizado em

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today