Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas

Quando você sabe exatamente quem é e o que te move na vida, fica muito mais simples deixar de lado tudo aquilo que te faz mal ou que não combina com você, né? Por isso o autoconhecimento é uma ferramenta tão importante para descobrir se você está alinhado ao seu propósito e deseja viver o dia a dia com mais significado.

Eu sei muito bem o que é sentir-se desmotivada e sem rumo. Não foram poucos os momentos em que eu sentei em frente ao computador e a inspiração para começar algo simplesmente não aparecia.

E vontade de fazer coisas novas, então? Desapareceu por completo durante um tempo. Eu tinha acabado de ser demitida, o momento de clareza ainda não tinha acontecido e eu me sentia estagnada, perdida e sem ânimo para descobrir as coisas que realmente me faziam bem.

Nessa hora eu senti muita falta de ter algo ou alguém para me guiar na travessia, sabe? E por mais que eu tivesse o apoio total da minha família, sentia a necessidade de ter alguma coisa mais sólida que me direcionasse. Um livro, uma lista, novos hábitos, qualquer coisa.

Sabe aquela velha vontade de ter 3 desejos da lâmpada para resolver todos os dilemas da nossa vida? Acho que você já sentiu isso também. Foi aí que eu vi que desejar a solução imediata dos meus problemas ia me privar de viver experiências e aprender coisas novas. Neste momento eu percebi que precisava buscar conhecimento e foco para me direcionar, mas essa história fica para outro dia!

O que eu estou querendo dizer com tudo isso? O ponto que eu quero chegar aqui é que você não precisa fazer tudo sozinho! Não é porque chamamos de autoconhecimento que essa jornada precisa ser solitária e isolada. E pensando em como eu me sentia quando entrei no mundo do empreendedorismo é que eu decidi fazer esse post de hoje.

Separei as 5 perguntas que eu gostaria de ter lido e respondido no começo da carreira empreendedora para ter a certeza de que eu estava caminhando rumo ao meu propósito. Iniciar uma nova etapa da vida tendo certeza que você está alinhado ao seu propósito, além de economizar tempo e recursos, te deixa motivado e certo de que está indo rumo a direção correta.

Então será que você consegue responder “sim” a todas essas perguntas? Se conseguir, parabéns! Você está alinhado ao seu propósito. Mas se não, não se frustre! As respostas que não forem positivas servirão para que você perceba onde estão os problemas e consiga corrigi-los mais facilmente. Vamos lá?

1) Você vive alinhado com os seus talentos e paixões?

Empreendedorismo com propósito - Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas - TGI TODAY

O melhor de nós que podemos oferecer ao outro quase sempre está ligado a fazer aquilo que gostamos e no que somos bons. Muitas vezes acontece de sermos bons em algo, mas não gostarmos daquilo ou gostarmos muito de uma atividade, mas sentirmos que não temos talento para tal.

Quando me perguntam por onde começar para você estar alinhado ao seu propósito, sempre rebato com a pergunta: “Quais coisas você é bom e gosta de fazer?”. Juntar talento e vontade é sempre uma fórmula certeira para um negócio satisfatório e que tenha impacto verdadeiro e positivo nas outras pessoas.

2) Você sente que contribui com o outro? Que faz a diferença com o seu trabalho?

Empreendedorismo com propósito - Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas - TGI TODAY

Quando ficamos muito tempo trabalhando em uma mesma área, as tarefas acabam ficando mecânicas e muitas vezes esquecemos o porquê de estarmos onde estamos, fazendo o que fazemos. E esse é um dos principais sinais de que algo não está certo na sua carreira.

Um dos erros mais comuns que podem acontecer na busca por estar alinhado ao seu propósito é achar que vai ou que precisa sentir realização e plenitude em todos os momentos após encontrar significado na vida.

Sentir cansaço, medo e frustração é normal! Faz parte do desafio de viver alinhado ao seu propósito. A caminhada não é isenta de obstáculos. Mas, diferentemente do que acontece quando trabalhamos sem expectativas e vontade, ter um trabalho com propósito sempre traz alguma recompensa, como ver o impacto que você causou na vida do outro ou simplesmente a sensação de dever cumprido após um longo dia de trabalho.

3) Você sente que existe harmonia entre todos os aspectos da sua vida?Empreendedorismo com propósito - Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas - TGI TODAY

 

Quem nunca precisou sair mais cedo do trabalho para resolver algum pepino pessoal, pegar os filhos ou levá-los ao médico? Ou então deixou de lado a vida pessoal e familiar porque o trabalho estava exigindo demais do seu tempo?

O equilíbrio entre todos os aspectos da vida requer um processo delicado para acertar-se. E quando você está em um trabalho que não te preenche, fica ainda mais difícil. Isso porque a falta de motivação do escritório não fica lá quando o expediente acaba. Ela volta com você para casa e afeta o restante da sua vida.

Uma vida que seja plenamente satisfatória em todos os seus aspectos o tempo todo não existe. Os problemas sempre vão estar ali para serem solucionados. Mas isso não deve nos impedir de buscar um dia a dia mais saudável e harmônico.

E quando você está alinhado ao seu propósito, esse balance fica mais fácil de ser atingido. Ao invés do desânimo do emprego antigo que vinha para casa com você, o trabalho com propósito te permite trazer boas histórias para compartilhar com a família na mesa de jantar.

O estresse com um chefe sem tato, colegas ambiciosos ou tarefas sem significado que antes atrapalhavam o seu final de semana são substituídos pela animação com os novos desafios, pelas vantagens de ser seu próprio chefe e a chance de compartilhar experiências positivas com seus novos clientes.

Quando você está alinhado ao seu propósito, a segunda-feira deixa de ser término do descanso e passa a ser o início de mais uma semana cheia de boas possibilidades.

4) Você tem um fluxo financeiro próspero?

Empreendedorismo com propósito - Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas - TGI TODAY

O medo da instabilidade financeira é um dos grandes responsáveis por manter pessoas em empregos que as deixam infelizes. A receita mensal e os benefícios fixos funcionam como atrativos, mesmo quando o trabalho não lhe traz nenhum prazer.

Entrar no empreendedorismo requer planejamento e organização em todos os aspectos da sua vida. E a não ser que, como eu, você tenha sido demitido e precise de um novo plano de vida para ontem, é possível conciliar a criação de novas metas e descobertas com o seu emprego atual.

É claro que, em algum momento, pode ser que você sinta que está trabalhando demais, por ter que se dedicar a duas atividades simultaneamente. Mas essa transição gradual tem a grande vantagem de amortecer o impacto (financeiro e social) de uma mudança de trabalho.

5) O sentimento de realização é uma constante no seu dia a dia?

Empreendedorismo com propósito - Você está alinhado ao seu propósito? Descubra em 5 perguntas - TGI TODAY

Sentir-se bem e realizado não é exatamente a cena que costumam pintar. Como todo o sentimento, ele não predomina em você o tempo todo. Muitas vezes a quantidade de trabalho e as dificuldades irão mascará-lo. Mas quando você está alinhado ao seu propósito, eventualmente a realização irá voltar à tona. O que nem sempre acontece quando trabalhamos com algo pelo qual não somos apaixonados.

Pode ser através de um cliente que, sem o seu trabalho, não conseguiria ter uma vida melhor. Um e-mail com elogios e depoimentos. Ou até a certeza de que você está dando um bom exemplo para seus filhos. Isso por ter escolhido viver uma vida que não coloca o lucro e o trabalho em primeiro lugar. Mas, sim, os mantém no mesmo nível de importância de todo o resto, como família, saúde e lazer. Isso significa que você está alinhado ao seu propósito.

 

Espero que essas 5 perguntas tenham feito você estar alinhado com o seu propósito! Trabalhar fazendo o que você ama não só é possível, como mais simples do que você imagina.

Tenho algumas dicas de como transformar o seu sonho ou hobby em um modelo de negócio de sucesso. E elas podem te ajudar a começar, é só baixar esse eBook gratuito. Eu o criei pensando nessas dificuldades de quem ainda não sabe muito bem como buscar propósito. Faça o hoje valer a pena!

Não esquece de deixar o seu comentário aqui embaixo, a sua história e opinião é muito importante para mim!

HUGS & KISSES

Ligia Costa

Comentários


Lígia Costa é empresária e especialista em planejamento.

LIGIA COSTA

Sou formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais

Você está aqui porque acredita que hoje é o grande dia


É novo por aqui?

Faça parte do TGI Today